O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com ansiedade no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa doença parece inofensiva, tanto que há vários estigmas e preconceitos, mas pode causar estresse, improdutividade e até baixar a autoestima de quem sofre desse mal. Sendo assim, a organização pode ajudar a controlar a ansiedade.
A ansiedade é um sintoma da mente acelerada, na qual fica antecipando os fatos futuros, criando histórias e como pode resolver todas as questões. Com isso, o cérebro fica sobrecarregado com tantas informações. Fisiologicamente, ele tem um alto grau de gasto de energia e podemos sentir isso como um cansaço mental.
Como isso afeta nossa rotina?
Por estar com a mente agitada, querendo resolver as questões do futuro, a pessoa afetada não consegue focar no que está sendo feito. O momento presente deixa de existir quando a cabeça fica no futuro. É como se o fator tempo fosse nulo na vida. Pois se não se vive o presente que é o agora, o que se vive?
As consequências da ansiedade são o esquecimento e cansaço mental, além do impacto no corpo físico e emocional. Ou seja, é como se a vida ficasse uma bagunça.
Não é errado usar o termo controlar para se referir à uma cura da doença. Mas se compreender a raiz dela, é possível curá-la. Para isso é preciso dedicação, determinação e auto observação. Como ferramenta de apoio, a organização é a aliada nesse processo.
Organização pode a controlar a ansiedade
Poder criar o hábito de se organizar vai trazer a harmonia que o cérebro tanto busca. Você pode fazer isso com a escrita. Poder escrever os planos de vida, o que quer, quais são as prioridades, compromissos e tarefas, faz com que o cérebro não gaste muita energia, e esse efeito fisiologicamente é bem positivo (o que traz a sensação de cansaço mental e a própria ansiedade).
De uma forma prática, escrever traz a clareza que a mente tanto quer. Porque ela não precisa mais ficar sobrecarregada com a obrigação de ter que lembrar de tudo. Automaticamente, a paz e tranquilidade interna irão reinando e a ansiedade diminuindo.
O hábito de se organizar, também contribui na compreensão dos gatilhos da ansiedade porque você vai se conhecendo. Ou seja, torna-se um auto estudo. Com essa organização, tendo escrito o plano de vida, o modo de viver o presente vai se tornando mais constante.
Além de se organizar, outras técnicas paralelas podem ser aderidas na rotina, como meditação, yoga, atividade física e boa alimentação. Com a clareza do que se tem para fazer no hoje, não há mais o excesso de preocupação com o que precisa fazer amanhã se tal coisa pode acontecer.
Um outro benefício da organização é aprender a não sair do controle, que é um dos vilões da ansiedade, e a viver mais fluida. Neste sentido, a organização é essa ferramenta que ajuda compreender a ansiedade e, principalmente, se tornar um hábito, eliminar ela para poder sentir a calma e a tranquilidade na sua vida.