Nós estabelecemos certos objetivos, estamos motivados a alcançá-los e desejamos modificar nossas práticas. Sabemos qual é a mudança que precisamos e no que ela nos ajuda, porém falhamos. Por que, se isto é o melhor para mim, eu continuo realizando comportamentos que me prejudicam? Falta de autocontrole!
Você se identifica? Isto já sucedeu com todos nós no momento de seguir um regime, um plano de treino físico ou ao deixar de fumar … Não se desespere! O autocontrole similarmente pode ser trabalhado e otimizado. Continue lendo para saber algumas ferramentas proveitosas para essa missão.
Utilize registros pessoais para trabalhar o autocontrole
Às vezes não podemos evitar de fazer algo que sabemos ser danoso para nós. Racionalmente sabemos que teríamos que nos moderar, porém em um hora possuímos uma recidiva. Achamos que frases como “com toda certeza, um hambúrguer a mais não faz diferença, depois volto para regime e consigo perder peso ”, “ bem, eu tinha a intenção de ir à academia 3 dias por semana, porém posso não ir um ”, etc.
Para iniciar a exercitar o autocontrole em tais situações, vejamos a primeira ferramenta que podemos usar: os registros pessoais. Em que consistem? Em escrever em uma folha todos aqueles momentos em que você tiver o comportamento que está tentando evitar. E o fundamental, sem ficar obcecado com isto!
O fato é que isto vai nos auxiliar a enfatizar quantas vezes estamos fazendo aquela coisa que gostaríamos de deixar de realizar, de forma que tomemos percepção de que não realizamos o comportamento somente “ de vez em no momento em que ”. Similarmente podemos escrever ocasionalmente em que substituímos este comportamento descabido por aquele que nós desejamos. Dessa forma, similarmente estaremos destacando os esforços que estamos fazendo e podemos nos reforçar com eles.
A reatribuição pode auxiliar com seu autocontrole
Segundo a psicologia, possui se verificado que uma das armadilhas em que mais caímos no momento em que realizamos um treino de autocontrole tem a ver com as atribuições que fazemos sobre a responsabilidade por aquilo que fazemos. Nosso jeito atribucional influencia de modo direto a autoavaliação e o posterior ajuste comportamental que realizamos.
Se considerarmos que não possuímos nenhuma responsabilidade sobre os comportamentos que realizamos, o autocontrole vai diminuir. Vamos observar que não podemos realizar nada para modificar a situação. Por isso, para que vamos nos esforçar para ao menos tentar? Além disso, irão surgir emoções como a amargura, que são capazes de provocar a depressão.
Dessa forma, é bom reajustar a atribuição que damos àquilo que fazemos. Para realizar isto, podemos colocar em execução o seguinte treino: olhar para as circunstâncias positivas e negativas das últimas duas semanas e mostrar o nível de responsabilidade que tivemos em cada um deles.
É fundamental colocar a proporção com que os elementos próprios, alheios ou o acaso participaram. Dessa forma, vamos perceber a existência. Além disso, serão destacadas aquelas situações em que podemos trocar os resultados positivos ou negativos para nós, alterando nosso comportamento.
Estabeleça objetivos
Às vezes as complicações de autocontrole vêm visto que nós estabelecemos objetivos que são pouco realistas. Por exemplo, se planejamos que de modo algum vamos voltar a alimentar-nos carboidratos ou que vamos para academia 6 dias por semana, teremos várias chances de fracassar em nossas tentativas de preservar uma disciplina tão rigorosa.
Dessa forma, é fundamental que, mais uma vez, nos ajustemos mais à existência. É possível ir estabelecendo pequenos objetivos ou metas que podemos ir alcançando passo a passo. Dessa forma, poderemos ir aumentando o nível de autoexigência pouco a pouco, à providência que cumprimos as metas.
Essas metas precisam ser positivas, realistas, específicas, concretas e estar sob nosso controle. Dessa maneira, o propósito de ir à academia 6 dias por semana pode ser modificado. Poderíamos iniciar planejando ir 3 dias por semana ao longo 2 meses, posteriormente reforçar para 4 ao longo dos 2 seguintes e dessa maneira por diante até alcançar em 6 dias por semana… Mais fácil dessa forma, não acha?
E o fundamental para incentivar o autocontrole … Reforce a si mesmo!
A forma mais fácil de fazer com que um comportamento seja conservado e potencializado é por meio do reforço. Em que consiste? Em recompensar este mesmo comportamento. Isso pode ser realizado de diversas formas: nos dando uma recompensa, como ir às compras, ou por meio de uma coisa pouco material, como expressar a nós mesmos o bem que estamos fazendo, incentivando um pouco o afeto positivo.
Dessa maneira, podemos realizar duas listas de reforços. Na primeira devemos colocar atividades que sejam recompensadoras para nós. Precisam revezar em relevância, para que envolvam distintos graus de recompensas, dependendo das diferentes demandas dos comportamentos que desejamos conseguir. Dessa maneira, poderemos colocar a partir de comprar um doce que tanto amamos até planejar uma viagem.
Na segunda, precisamos escrever alguns elogios para nós mesmos que incluam virtudes próprias. Desta maneira, podemos escrever “eu estou sendo consistente, e vou conseguir ”, “ eu fiz um ótimo trabalho ”, etc. Precisamos expressar essas frases de imediato após a prática do comportamento que desejamos estimular.
É fundamental colocar em execução e exercitar as ferramentas que aqui explicamos. É surpreendentemente relevante que sejamos consistentes nestes treinos, visto que é a forma que possuímos de estimular nosso autocontrole. O esforço realmente compensa!