A baixa autoestima pode privá-lo da capacidade de ser agradável e feliz consigo mesmo. No entanto, ela também tira as pequenas coisas da vida diária que você pode não perceber totalmente.
Algumas coisas são roubadas de você por sua autoestima, sem você perceber. Relações interpessoais, oportunidades de trabalho, satisfação pessoal … Acreditar em si e valorizar-se são exercícios essenciais no nosso dia a dia. Porque, embora inacreditáveis, existem situações que nos exaurem e nos fazem cair na perigosa auto-indiferença.
A baixa autoestima nos fará perder muitas coisas que garantem a saúde mental. Esta dimensão é como uma bússola, guiando nossas vidas. É o farol que nos lembra de nossos limites e dignidade. É também uma ponte que nos permite passar com sucesso e segurança os mais complexos momentos existenciais.
É hora de perceber e fazer uma mudança.
1. Tenha confiança em si mesmo
Se você sair de casa sem uma boa proteção da autoestima, tudo vai te assustar. A felicidade e a satisfação exigem a tomada de decisões e a superação de desafios únicos. Se você não acredita em si mesmo, tudo o que você deseja não entrará em sua vida.
2. Relacionamentos de qualidade
Aqueles que não amam contam com o amor dos outros para provar a si mesmos. Pessoas que não têm uma autoestima clara e forte cairão na armadilha de relacionamentos viciantes, aqueles que machucam e aqueles que deixam rastros de trauma.
Não se esqueça de um dos segredos da felicidade no amor: você deve amar a si mesmo para lembrar o tipo de amor que você merece.
3. Sua paixão e sonhos
Cada grande conquista já foi um sonho. Os objetivos alcançados por quem acredita no seu potencial para concretizar as suas aspirações. Quem não quer fazer isso e deixar a vida ser sua paixão? Sem dúvida, a todos. O primeiro passo será fortalecer sua autoestima.
4. Liberdade
A baixa auto-estima tira sua liberdade. Em muitos casos, o que você faz é confiar no suporte e na verificação de terceiros. Essa falta de amor próprio o mantém em sua zona de conforto indefinidamente e, eventualmente, você se tornará um refém.
5. Seja corajoso para agir
O que é uma pessoa sem justiça e coragem e coragem suficientes? Ele inevitavelmente se tornou uma pessoa passiva, restringindo-se de aceitar qualquer coisa que acontecesse com ele sem tomar nenhuma atitude.
6. Companheirismo e boa amizade
O mesmo se aplica à amizade e ao amor. Se você não tem sentimentos por si mesmo durante a jornada da vida, ficará satisfeito com tudo o que encontrar: amigos egoístas, pessoas egoístas, narcisistas, etc.
7. Desfrutar de coisas simples
A baixa autoestima pode gerar insegurança e encher sua mente de desastres. Diálogos desfavoráveis eliminarão tudo de mais coisas básicas para desfrutar.
8. Esperança
Uma coisa de que a baixa autoestima o priva é a fé no que você deseja. O foco mental dessa autoavaliação negativa o levou a viver em uma sala mental sem janelas e não ver nada. Somente o medo, a insegurança e a dúvida trazem escuridão.
9. Confiança e capacidade de se proteger de coisas que não são adequadas para você
Pense no que significa não ter um nível ideal de autoconfiança em sua vida diária. Você para de defender seus direitos, não impõe restrições, não pode dizer “não” sem medo e não pode dizer “sim” sem culpa … Para ter confiança, é necessário ter um bom alicerce de autoestima antecipadamente.
10. Confie no elogio e reconhecimento dos outros
A baixa autoestima priva você do direito de aceitar elogios e reconhecer seu próprio valor. De repente, se alguém o elogiar por fazer um bom trabalho, você suspeitará que essa pessoa está dizendo a verdade. Porque quando você não se valoriza, você questiona se os outros realmente o valorizam.
11. Sua voz
Uma das coisas que a baixa autoestima rouba de você é a sua voz quando você fala. Seus raciocínios, idéias e sugestões não são mais ouvidos. Você é uma pessoa com grande potencial, talento e criatividade, não importa.
Sem amor próprio e segurança, você não será capaz de permitir que o mundo ouça sua voz. Você está sempre mais preocupado em cometer erros e ser julgado ou observado.
Considerando todas as deficiências e dimensões que a baixa autoestima tira de nós, por que não agir antes que ela nos tire? Não hesite: este é sempre um bom dia para exercitar e fortalecer este valor de saúde mental.