Paixão, que sensação linda! De repente, a história termina, a cortina cai, os créditos rolam. Assim, finalmente acontece o “felizes para sempre”. O amor pode ser realmente encantador e estimulante, mas qual é exatamente a arte por trás de construir um relacionamento amoroso que é verdadeiramente “feliz”?
Os pesquisadores dizem que 78% da ideia de amor romântico das pessoas contém elementos de contos de fadas, como da Cinderela e da Bela Adormecida. No entanto, eles dizem que esperar um relacionamento amoroso de conto de fadas facilmente leva à decepção. Em outras palavras, uma vez que a magia inicial desaparece, a desilusão frequentemente se instala.
É por isso que muitas pessoas podem contar sobre “como se conheceram”, mas têm muito pouco a dizer sobre “como permaneceram juntos”. Obviamente, há uma grande desconexão entre “entrar em um novo relacionamento” e “crescer em um relacionamento”.
Em novos relacionamentos, os casais tendem a desejar que suas vidas se entrelacem e cresçam juntos como uma unidade. Objetivos individuais são deixados de lado e sonhos pessoais muitas vezes sacrificados por aqueles que são mútuos.
Com isso dito, muitas pessoas ainda confundem estar em um relacionamento com amor. Mas nem sempre é assim. Estar em um relacionamento não significa automaticamente que haja amor nele. À medida que as complicações gradualmente se desenvolvem, tão seguramente quanto aconteceriam, os casais começam a se considerar certos. Eles se habituam – tão acostumados um com o outro – que o tédio se instala.
Outras prioridades começam a ter precedência. Os pedidos de ajuda passam a ser considerados sem importância, serão tratados por outra pessoa ou simplesmente diminuirão.
Construindo um relacionamento amoroso: comece pelo começo
O ditado “conheça a si mesmo” é muito útil aqui. Pensando nisso de novo, e sem soar clichê, “você se casaria consigo mesmo?“ Embora permaneça o fato de que os relacionamentos não são fáceis, eles continuam sendo um reflexo de tudo o que sentimos sobre nós mesmos.
A analogia de as pessoas serem como copos d’água vem à mente neste momento. Nosso fracasso em fazer o que é necessário para manter nossos copos cheios frequentemente exige que os tomemos de outras pessoas. Isso invariavelmente deixará a outra parte meio cheia. Consequentemente, cabe a nós a responsabilidade de preencher nossos próprios copos para nos sentirmos inteiros e completos em nossos relacionamentos.
Precisamos nos entender da melhor maneira possível, da forma mais completa possível. Assim, a base para ter um relacionamento amoroso duradouro e pacífico é começar por nós mesmos.
Não podemos dar o que não temos. Esta ideia torna-se muito importante porque a relação mais exigente que alguma vez teremos é com nosso interior.
A verdade é que experimentar o amor-próprio em primeira mão é o caminho para criar relacionamentos amorosos verdadeiros e enriquecedores. É preciso estar com alguém que sabe o que é amar para compreender, apreciar e expressar o amor verdadeiro. O amor está além do exterior, pois começa como um trabalho interno.
Fazendo nossos relacionamentos amorosos durarem a longo prazo
A primeira coisa a se levar em consideração sobre a construção do relacionamento amoroso que dura muito é a necessidade de amar completamente alguém pelo que é, sem quaisquer condições. Além disso, aprender a aceitar as falhas uns dos outros, pois ninguém é santo.
Tentar mudar ou fazer tentativas de melhoria em seu parceiro muitas vezes não funciona. Enquanto isso, veja e mostre o melhor de si nos momentos bons e ruins. Da mesma forma, embora confiem um no outro completamente, é necessário exercitar a paciência nos períodos vulneráveis e difíceis do relacionamento.
Priorize o aumento da quantidade de momentos bons e emocionantes que vocês compartilham juntos, enquanto reduz os momentos ruins tanto quanto possível. Ademais, acabe com o tédio em seu relacionamento.
Crie oportunidades regulares para experimentar a emoção de atividades novas e desafiadoras juntos. Isso significa fazer coisas mais “emocionantes” a dois e não apenas o “agradável” e “regular”. Isso também se estende à prática de compartilhar novas experiências, ajudando a manter aquela sensação inicial de quando se apaixonaram pela primeira vez.
Aumentando a intimidade do relacionamento amoroso
O nível de conexão íntima em um relacionamento se correlaciona com o modo como os amantes autênticos podem ser um com o outro. Os casais precisam ser mais abertos com seus pensamentos e sentimentos, bem como com suas expectativas e ambições. Quanto mais abertos eles se tornam um com o outro, mais compreensão eles têm de quem o outro realmente é.
Embora o amor possa não envolver apenas atração sexual e intimidade, os desejos e comportamentos sexuais aumentam a proximidade. Isso ajuda a promover o vínculo do casal, ou apego ao seu cônjuge. Portanto, ao mesmo tempo, sustenta a experiência do amor consumado.
É difícil construir um relacionamento amoroso que seja duradouro, saudável, íntimo, respeitoso e inclusivo. Conquanto, as expressões individuais e o crescimento pessoal devem ser valorizados e promovidos, algo verdadeiramente desafiador, mas, mesmo assim, possível.
Comentários 2