Para manter uma relação em harmonia e duradoura, é preciso existir uma fonte de felicidade. A defensora desta ideia como ter um relacionamento saudável se chama Nyomi Graef, mestre em promover saúde pela Curtin University, na Austrália. A expansão da proposta descreve dez passos para estabelecer um relacionamento saudável e com uma felicidade presente durante muitos anos.
Segundo a autora, para a maior parte das pessoas manter um relacionamento alegre e duradouro, independente se for um casamento ou namoro, é uma das razões mais alegres e desejáveis durante a vida, por isso tantas pessoas se perguntam como ter um relacionamento saudável.
Apesar disso, é admissível tais fatores não dependerem apenas de sorte. A autora relata que qualquer realização, existem coisas que podem contribuir e outras prejudicar o sucesso da relação. É preciso colocar tempo, energia e amor para que a relação se prolongue e seja alegre, fazendo com que prospere, fortaleça ao longo dos anos. Assim, estima-se um melhor amigo, amante e um companheiro fiel.
Relacionamentos não são apenas contatos físicos. Quando estamos nos relacionando com alguém, compartilhamos muitos momentos, sejam eles felizes ou não, por situações da vida ou por opiniões diferentes. Muitas pessoas solteiras buscam o bem-estar através do físico, se preocupando mais em aprender estratégias de sedução, para manter o interesse na conquista.
A grande dificuldade não se encontra em sair com alguém uma variedade de vezes, mas em estabelecer um relacionamento com a mesma pessoa durante anos, se comprometendo desde o início, não permitindo que a rotina desgaste o convívio.
Como ter um relacionamento saudável
Assumir um relacionamento é desviar as suas preocupações e seguir a vida como se os dois estivessem dirigindo um carro em alta velocidade. A maioria das pessoas obviamente gostaria de se sentir amado, querido, desejado, feliz, saudável, rico, bem-sucedido e seguro. Os 10 passos podem ajudar você a responder como
1. Tenham os mesmos valores pessoais
Se um dos parceiros tem a expectativa de desenvolver um relacionamento monogâmico e o outro desejar algo aberto e não irá se comprometer com o relacionamento, não será duradouro.
Quando se trata de assuntos relacionados à saúde, hábitos financeiros e educação em como criar os filhos, é necessário que as opiniões se coincidem ou que pelo menos os parceiros consigam ceder a opinião conflitante do outro.
Se caso for posicionado outra postura, o ressentimento cresce transformando em brigas intermináveis ou raiva ou o casal poderá evitar dialogar sobre e a relação estará condenada.
2. Mantenha a chama viva
Os relacionamentos passam por diferentes fases, o cotejo, são os indícios de sinais de amor, o período de lua de mel, porém apesar da pressão inicial, o amor muitas vezes esfria, desaparecendo com o tempo. É preciso manter a química viva para ter um relacionamento saudável e evitar que a companhia de ambos os parceiros se torne entediante.
As coisas que o casal pode se submeter a fazer é que não precisam ser caras para atingir uma satisfação. Beber um vinho em um belo parque, se divertir em clube juntos, aconchegar-se vendo o pôr do sol nascer, qualquer coisa que funcione para manter a chama acesa dentro de ambos.
Além disso, os casais continuarem rindo, compartilhando o mesmo senso de humor e rindo com frequência, são mais propensos a terem uma relação duradoura.
3. Faça o seu parceiro se sentir a pessoa mais importante no mundo
No relacionamento se um dos parceiros se sentir a segunda ou terceira melhor pessoa para o parceiro em comparação aos pais ou amigos, naturalmente sairá um eu te amo muito. Isso pode-se dizer se alguém nos ama de verdade ou não ou nos ama menos do que gostaríamos. Seja intenso, mantenha a chama acesa, não frio e distante.
Se o parceiro quiser afeto, ofereça afeto muitas vezes e faça isso sempre de forma genuína e com amor. Diga eu te amo muitas vezes e diga espontaneamente. Se coloque disponível para ele sempre que necessário.
4. Pequenas coisas significam muito
Coisas pequenas são capazes de transformar em coisas grandes em longo prazo. A roupa suja ao chão no banheiro todos os dias irrita o parceiro, pare de repetir esse comportamento.
Qualquer atitude que incomode o próximo, filtra o equilíbrio, para que o excesso de agrado não se torne capacho do outro. Um simples gesto de abraçar e dizer eu te amo em todas as noites antes de dormir ou um carinhoso sinto muito durante uma discussão, são coisas pequenas que fazem muita diferença em um relacionamento.
O ressentimento pode se tornar duradouro ou a paz e a felicidade pode vir a fazer parte da relação do casal.
5. Tenham uma vida social e interesses mútuos
Em um relacionamento feliz, é evidente que o casal precisa dedicar um tempo juntos. Não é necessário minimizar totalmente as suas atividades individuais, mas é um interesse comum.
Ter interesses fora do relacionamento é primordial. Ter apenas o parceiro para confiar a nossa felicidade, não se torna algo saudável e cria uma certa dependência.
6. Agrade o outro
Presentes como cartas, bilhetes de amor, flores ou coisas que dizem eu te amo através de gestos. Presenteie genuinamente mantendo sinceridade em todas as fases do relacionamento e não apenas no namoro.
Não exagere, pois não existe necessidade de sufocar o parceiro ou se endividar.
7. Não jogue sujo em uma briga e faça as pazes rapidamente
Discussões prolongadas e desagradáveis são fatais para um relacionamento, pois corre o risco de ser aniquilado com eficácia. Discuta sem ferir o parceiro fisicamente ou sentimentalmente. Se desculpe a partir do momento em que perceber que está errado e não espere dias ou deixe de dizer.
8. Trate o parceiro com respeito
Tenha bondade, consideração e dignidade são sentimentos essenciais para manter a felicidade em um relacionamento. Comentários maliciosos, palavras desagradáveis e críticas podem desconstruir o sentimento de amor.
Ninguém gosta de se sentir desprezado. Se não se agradar com o que o seu parceiro fizer, encontre uma forma de expressar o seu sentimento sem magoar ou ferir a autoestima do outro.
9. Dê apoio
O suporte pode ser tanto afetivo, físico, espiritual. Sempre busque incentivar o outro com palavras e ações, que condicione a sua preocupação ao parceiro.
Preste atenção ao parceiro, veja se ele realiza a prática de algum esporte. Cuide do outro quando estiver doente. Ouça com atenção quando o parceiro estiver se sentindo chateado com algo.
10. Aprecie o parceiro
Uma das razões principais que justifica os fins de muitos casamentos, é que pelo menos um dos parceiros se sente desvalorizado no relacionamento, portanto, faça o seu parceiro se sentir especial e valorizado.
Não existe uma fórmula mágica, que funcione o mesmo para todos, mas existem estratégias que favorecem o alimento do sentimento felicidade na relação.
O relacionamento é algo trabalhado em dupla, ou seja, ninguém é obrigado a se entregar pelo sucesso da relação sozinho. Se caso isso vier acontecer, ocorre uma sobrecarga e o relacionamento se inicia em um processo desgastante.
Lembre-se que relacionamentos devem ser preenchidos de carinho, atenção, dedicação e respeito, independente dos obstáculos, construir um futuro ao lado de quem quer estar com você é fascinante.
Quando você mostra ter interesse na existência do outro, o simples se torna cativante, pois o parceiro se sente acolhido, valorizado e protegido.
Por mais que todo relacionamento tenha os seus problemas, sempre existirá alguém disponível ali para o parceiro. Um parceiro dispostos a superar os momentos difíceis ao lado das crises existenciais e incertezas do mundo que vive.
Comentários 2