Precisa de um curso intensivo sobre como é possível manter um orçamento básico? Você veio ao lugar certo! Então você finalmente decidiu que é hora de fazer um orçamento. Parabéns! Você está um passo mais perto da liberdade financeira. Fazer orçamentos é realmente muito simples, só há uma coisa difícil em relação aos orçamentos: cumpri-los.
Provavelmente, você não é um estranho para o orçamento, mas, como todo mundo, você já viu seu quinhão de orçamentos fracassados. Aqui estão algumas noções básicas de orçamento para ajudá-lo a definir um orçamento que não apenas execute o trabalho, mas com o qual você também possa viver.
Princípios básicos do orçamento: 8 regras essenciais
1. Pague-se primeiro
Não importa qual seja sua meta financeira, pagar-se primeiro é uma chave importante para o sucesso do orçamento. Uma boa regra é colocar pelo menos 10% de sua receita líquida mensal na poupança.
2. Mantenha um registro de despesas
Antes mesmo de iniciar seu orçamento básico, é uma boa ideia manter um diário de todos os seus gastos diários por um mês a três meses. Isso elimina o trabalho de adivinhação de calcular suas despesas para o seu orçamento.
3. A dívida deve ser a principal prioridade
Se você tem dívidas, ela deve ser a principal prioridade do seu orçamento. Então, pague essa dívida o mais rápido possível, a dívida é como uma âncora financeira que o está pressionando. Assim 15% de sua renda mensal líquida total deve ser destinada a liquidar suas dívidas.
4. Corte os custos sempre que puder
Em primeiro lugar, é importante tentar cortar as despesas de sempre que puder. Por isso, examine seu orçamento, tente encontrar áreas onde você possa reduzir custos.
Uma área em que as pessoas tendem a fazer mais cortes é no entretenimento, mas esta é uma das piores coisas que você pode fazer porque tornará o orçamento muito mais difícil de cumprir.
Então, sempre deixe espaço para diversão e tudo o que você gosta em seu orçamento. Orçamentar não é viver de acordo com seus meios, mas sim viver bem de acordo com seus meios.
5. Estabeleça uma meta de orçamento realista
Nunca é uma má ideia definir uma meta para seu orçamento, seja para eliminar dívidas, economizar dinheiro para alguma grande compra ou construir seu pecúlio de aposentadoria.
Seja como for, para evitar decepções, você deve estabelecer metas de forma um tanto conservadora, a vida tem um jeito de nos jogar uma bola curva de vez em quando, o que nos tira do caminho.
O que estou tentando dizer é: não se deixe levar pelo fracasso estabelecendo metas ou expectativas muito altas.
6. Viva com dinheiro
Para muitas pessoas hoje em dia, a ideia de viver apenas com dinheiro parece arcaica e terrivelmente desatualizada, mas acredite em mim, funciona! Eles dizem que simplesmente não é prático nos dias de hoje com débito instantâneo, etc.
Não quero dizer isso no sentido literal, apenas quero dizer que suas despesas variáveis, como comida, gás, entretenimento e assim por diante, devem ser pagas em dinheiro, gastando apenas o que é alocado para cada despesa em seu orçamento.
7. Preciso X Desejo
Este é um orçamento básico difícil, mas crítico, com o qual a maioria de nós tem dificuldade, inclusive eu. Assim, antes de entregar a alguém seu cartão de débito ou crédito para comprar aquele item “obrigatório”, pelo qual você tanto anseia, pergunte a si mesmo estas duas perguntas importantes:
Eu preciso ou desejo? Dê a si mesmo pelo menos 24 horas para pensar, provavelmente você terá caído em si e percebido que está agindo estritamente por impulso, como todos nós somos culpados.
Tenho dinheiro para pagar agora? Se a resposta for não, você deve se virar e fugir na direção oposta. Isso levará a mais dívidas, exatamente o que o colocou nessa confusão financeira.
Sendo assim, se for importante o suficiente e você colocar dinheiro na poupança, você pode economizar até ter o suficiente para comprá-lo em dinheiro.
8. Ter um fundo de emergência
Ao fazer seu orçamento, isso muitas vezes passa despercebido, mas ter um fundo de emergência é extremamente importante. Alguns especialistas dirão que você deve ter um fundo equivalente a cerca de 6 meses de salário.
Pessoalmente, acho que seu fundo precisa ser de cerca de 1 a 3 meses de pagamento. Agora que você tem um melhor controle sobre os princípios básicos do orçamento, está pronto para começar a construir seu orçamento.
Bom orçamento!