Na grande maioria dos casos, as instituições financeiras irão considerar sua pontuação para conceder ou não crédito pessoal. Esse processo é padrão, com base no que a agência de crédito informa ao mercado. Se você deseja saber qual é a pontuação mínima para possuir um cartão de crédito, observe que a resposta depende de pontos individuais de cada operadora.
Esses pontos foram implantados há algum tempo de acordo com uma lei de 2011. Utiliza as informações dos contratantes como força motriz e unifica as informações sobre os pagadores a partir dos dados fornecidos pelas empresas. Portanto, é possível saber se uma pessoa cumpriu com suas obrigações de pagamento.
Uma das empresas mais confiáveis nesse mercado é a Boa Vista, que possui um banco de dados chamado Consumidor Positivo. Ele contém registros e informações comerciais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores em todo o país. E também é atualizado e alimentado automaticamente de acordo com o CPF de quem faz transações comerciais.
As pessoas comuns podem consultar suas próprias pontuações. No entanto, o sistema é baseado em indicadores da própria empresa. Nesse caso, o Boa Vista tem o seu, mas outros concentradores de dados também podem ter o seu. Em outras palavras, não é fácil entender sua base, mas é possível perceber que persistir na inadimplência reduzirá suas notas.
Se sua solicitação de crédito já foi rejeitada anteriormente, será necessário melhorar sua pontuação antes de solicitar novamente. Além disso, vale ressaltar que não é bom fazer muitos pedidos de crédito ao mesmo tempo, pois as empresas acham que isso é um sinal de desespero.
O que é o score de crédito
Objetivamente, a pontuação de crédito é um score estabelecido por uma empresa que unifica os dados do consumidor para parametrizar sua credibilidade no mercado. Levando em consideração o histórico de transações financeiras relacionadas ao pagamento de contas, cria-se um perfil do consumidor para ser consultado pelas empresas que contratarem o serviço.
Em outras palavras, sempre que um contrato financeiro for assinado, a empresa fornecerá informações de pagamento a um banco de dados público. Quase todos os pagamentos que você fizer serão relatados a essas “pontuações”. Alguns exemplos de contas que são consideradas nesse score: Eletricidade, cartões de crédito, água, telefone, internet, consórcios e financiamentos integram esse banco.
Esse sistema é constantemente atualizado. E quando você solicitar um cartão de crédito, o limite de crédito estará diretamente relacionado à sua capacidade de cumprir com suas obrigações.
É importante ter um bom score
As instituições financeiras podem entender os dados comportamentais do usuário, a partir de sua pontuação. Portanto, é possível minimizar o risco de inadimplência. Outro ponto a ser considerado é que o índice de concessão de crédito não seja maior do que a possibilidade financeira do indivíduo, minimizando o risco dele contrair dívidas.
Onde você pode verificar o seu score?
Para saber como você está sendo avaliado pelas instituições financeiras, saiba que a plataforma Consumidor Positivo da Boa Vista é uma ótima opção. Nele, você só precisa digitar seu CPF para você conferir sua pontuação.
O que considerar
Em princípio, se manter atualizado e pagar suas contas em dia é o mais importante. No entanto, as instituições financeiras podem reter outros dados como evidência para conceder pontuação suficiente para se poder fazer um cartão de crédito. Entre eles:
- Renda Mensal;
- Emprego fixo;
- Bens como carros, casas etc;
- Dinheiro investido;
Qual os níveis de classificação do score?
A definição não é fácil, mas você pode entender o escopo da consideração:
- 900 a 1000 pontos – Ótima;
- 800 a 899 pontos – Muito Boa;
- 500 a 799 pontos – Boa;
- 300 a 499 pontos – Razoável;
- 0 a 299 pontos – Ruim.
Se você quiser saber qual é a sua pontuação, acesse o aplicativo Consumidor Positivo.
Embora não haja um ponto de corte, a abordagem mais tradicional é permitir que pessoas com pontuação acima de 700, tenham o melhor atendimento do país. Portanto, o cumprimento de suas obrigações pode ser o fator decisivo para atingir a pontuação mínima para obter um cartão de crédito.
Como você pode aumentar o score de crédito?
Se você deseja atingir a pontuação mínima para cartão de crédito, esteja ciente de que certas ações podem ser decisivas. Entre elas:
- Não fazer dívidas com valores acima do que se pode pagar;
- Evitar atrasar o pagamento de contas;
- Não usar cheque especial;
- Ter saldo positivo em suas contas correntes.
- Fazer um controle das finanças mensais, com entradas e saídas;
Saiba também de uma prática também pode ajudar: Utilizar o CPF em compras é uma forma de mostrar o quanto você anda consumindo. Essa pode ser uma boa tática para aumentar a sua pontuação para conseguir um cartão de crédito! O que achou dessa dica?
Se você gostou, compartilhe esse post e ajude a informar mais pessoas sobre o score de crédito.