Hoje em dia, é quase impossível ter uma vida ativa no comércio sem o uso de um cartão de crédito. Seja usando-o pessoalmente ou online, os cartões estão se tornando o principal meio de pagamento no mundo.
Os brasileiros usam cada vez mais cartões de crédito. O Brasil atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking do maior mercado de cartão de crédito da América Latina. Esse sucesso se deve principalmente às mudanças no mercado que facilitaram muito o acesso. Mas sem saber usar o cartão, ter fácil acesso não adianta, certo?
Se você acha que pode usar o cartão de uma forma mais otimizada, continue lendo este artigo. Temos algumas dicas para que você saiba como usar o seu cartão de crédito da melhor maneira.
Como usar cartão de crédito?
Os cartões de crédito estão longe de ser adorados por todos. Embora a maioria das pessoas goste e use-o com frequência, muitas pessoas preferem não ter ou não usá-lo. Afinal, todo mundo tem algum conhecido que tem problemas com dívidas de cartão de crédito.
Saber usar o cartão de crédito é essencial para uma vida financeira saudável. Para isso, são necessárias informações e atenção. Siga nossas dicas abaixo para garantir que você aproveite ao máximo seu cartão de crédito.
Quantos cartões devo ter?
Quanto menos cartões você tiver, mais fácil será organizar e gerenciar despesas. Se você puder viver com um único cartão, muito melhor. Se tiver apenas um cartão, você pode visualizar a fatura em um lugar e só precisa se lembrar de uma data de vencimento.
Além disso, quanto mais você usa alguns cartões, maiores são os benefícios. Por ter apenas um cartão, você terá mais chances de obter uma vantagem maior da operadora do seu cartão.
Defina seus próprios limites
O limite do cartão é uma decisão muito importante. Você precisa decidir, pois é você quem conhece melhor suas despesas.
Idealmente, o limite não pode exceder o seu limite de gastos. Para determinar seu limite máximo, a conta é simples: basta diminuir seus custos fixos da sua receita.
Imagine que seu salário seja de R$ 3.500,00. Por exemplo, se você tem um custo fixo de 1.500 reais, não faz sentido que o limite do seu cartão seja superior a 2.000 reais. Em teoria, você nunca terá mais do que essa quantia de dinheiro para pagar a fatura.
Cuidado com a data de pagamento
O pagamento do cartão antes do vencimento é imprescindível. Os cartões geralmente têm taxas de juros bastante altas. Com um pequeno atraso, você pode acabar pagando muito mais do que precisa.
Caso não goste do prazo de pagamento do cartão, entre em contato com sua operadora e modifique-o. Esse processo geralmente pode ser resolvido de forma simples e rápida.
Negocie sua taxa
Existem muitas opções de cartões que não cobram anuidade no mercado. Se você ocasionalmente usa um determinado tipo de serviço e entende que anuidade é razoável, tente negociar. A maioria das operadoras sabe que o mercado de cartões é muito competitivo. Isso significa que eles podem não só estar dispostos a negociar anuidades, mas também outras despesas.
Além do seu cartão, este lembrete também pode ser usado para sua conta bancária. Preste atenção ao custo e minimize-o.
Use cartões para se organizar
Muitas pessoas usam o hábito de pagar tudo no cartão de qualquer maneira para justificar a confusão financeira. Mas a verdade é que, se você organizar as despesas, pode ser um facilitador.
Se você tiver apenas um cartão, como sugerimos antes, é ainda melhor.
Isso significa que todas as suas despesas estão concentradas em um cartão. Leva apenas um dia por mês para verificar e categorizar suas despesas para controlar melhor suas finanças.
Compre depois da fatura fechar
As faturas geralmente são fechadas 5 a 10 dias antes da data de vencimento. Saiba quando seu cartão é fechado e comece a comprar com mais sabedoria. O que você gastar com o cartão no dia seguinte ao seu fechamento só será pago após 40 dias.
Em situações de emergência, este lembrete será mais útil. Afinal, quanto mais tempo você para se organizar com despesas inesperadas, melhor.
Aproveite seus benefícios
Se o seu cartão de crédito oferecer benefícios, faça o possível para aproveitá-los ao máximo. Deixar de usar por esquecimento ou falta de organização é uma forma de perder dinheiro.
Tanto a operadora do cartão quanto a bandeira podem oferecer descontos. Não é incomum que as pessoas obtenham benefícios de ambas as partes e se esqueçam de usá-los.
Veja uma lista de exemplos de benefícios e, em seguida, verifique os detalhes do seu cartão para ver se você tem direito a alguma dessas vantagens:
- Chaveiro 24h;
- Guincho 24h;
- Seguro com assistência para casa;
- Descontos em shows;
- Descontos em cinemas;
- Vantagens em lojas;
- Cashback maior em parceiros;
- Milhas aéreas;
- Pontos em programas de relacionamentos
Você sabe usar um cartão de crédito?
Esperamos que você agora entenda melhor como usar seu cartão de crédito para obter benefícios. Se você acha que essas dicas podem ajudar outras pessoas, compartilhe este artigo.