A maioria das pessoas passa por problemas de dinheiro ao longo da vida, não porque ganham pouco, mas porque não sabem como organizar sua vida financeira. A bagunça nas finanças, assim, reflete em diversos setores no cotidiano. Dessa forma, vamos compartilhar na matéria abaixo um pequeno guia cujo objetivo é justamente ajudá-lo a entender como organizar sua vida financeira.
Conseguir deixar as contas pessoais em ordem e começar aos poucos a melhorar as finanças é um grande passo para fazer com que tudo melhore. São poucas etapas que, com muito esforço e perseverança, o ajudarão a atingir seus objetivos financeiros. Ademais, antes de começar, vamos esclarecer que essas não são “etapas que o tornarão milionário da noite para o dia”, mas, o oposto.
Este guia só será algo compensador se você estiver disposto a ser disciplinado e a trabalhar com determinação. Esperamos que essas dicas sejam úteis e o encorajem a colocá-las em prática.
Como organizar sua vida financeira em poucas etapas
Precisa de ajuda para organizar sua vida financeira? Tudo o que recebe vai embora pagando as contas, ou nem isso? Suas dívidas o deixam “enlouquecido”? Abaixo vamos dar algumas dicas simples para recuperar suas finanças em pouco tempo. Confira!
1. Analise seu fluxo de caixa
Para começar, você deve fazer uma análise de sua situação financeira atual e saber em detalhes como seu dinheiro se comporta. Ou melhor, como você se comporta quando tem algum dinheiro.
Neste ponto, você deve responder a perguntas como as seguintes:
- De onde vem sua renda? Quantas fontes de renda você tem?;
- Em que você gasta seu dinheiro?;
- Que porcentagem de sua renda está alocando para poupar e investir?;
- Se você perder sua fonte atual de renda, quanto tempo poderá sobreviver sem recorrer a dívidas?;
- Que porcentagem da sua renda depende 100% do seu esforço físico ou mental?.
Graças a essas informações, você terá uma visão mais clara de sua situação financeira atual. Assim, conseguirá analisar tudo o que entra de renda e como se esgota o dinheiro.
2. Deixe as contas e informações financeiras em ordem
Conhecendo o comportamento do nosso dinheiro, é hora de colocar tudo em ordem. E, para isso, devemos identificar cada uma de nossas receitas e despesas. Com essas informações, o que vamos fazer é organizar de forma que possamos ter controle sobre nossas finanças.
Neste ponto, vale a pena usar ferramentas como:
- Modelos, planilhas;
- Programas ou aplicativos;
- Estatísticas;
- Software de contabilidade;
- Ferramentas em nuvem.
O importante é que nossas informações financeiras estejam organizadas e disponíveis para mantê-las sob controle. Use o sistema, a ferramenta ou o método mais fácil e prático para ter como organizar sua vida financeira, com a ajuda de um caderno e um lápis.
3. Como organizar sua vida financeira otimizando suas despesas
A esta altura, você deve ter colocado suas finanças em ordem e é hora de selar os “buracos em seus bolsos”. Revise suas informações financeiras e identifique gastos desnecessários para eliminá-los.
Entretanto, não se esqueça que não faz sentido minimizar gastos em detrimento da qualidade de vida, a menos que sejam sacrifícios temporários que contribuam para um planejamento financeiro de longo prazo. Claro que você tem várias despesas desnecessárias, procure-as e elimine-as.
4. Preparar projeções financeiras e orçamentos
O mais complicado dos orçamentos não é prepará-los, mas cumpri-los. Dessa forma, fazendo uma breve pesquisa no Google você pode encontrar vários modelos e aplicativos que irão ajudá-lo a fazer um orçamento mais fácil. Assim, lembre-se que o mais importante é ser muito disciplinado e ficar com o que você orçou.
Orçamentos são basicamente projeções financeiras que o ajudam a fazer uso eficiente de seu dinheiro. Tenha certeza de que se você planejar a maneira como vai usar seus recursos financeiros, no final, o dinheiro lhe renderá muito mais.
Além disso, é muito importante preparar projeções financeiras quando você vai fazer investimentos significativos ou solicitar empréstimos. Caso contrário, você pode acabar adquirindo dívidas cujos juros podem sair do seu controle com o tempo.
5. Aumente sua receita
Construir novas fontes de receita pode parecer complicado, mas é um passo fundamental para o crescimento financeiro. Não é uma coisa fácil, mas certamente com muita criatividade você conseguirá encontrar formas de gerar renda extra.
Para aumentar a receita você pode, por exemplo, abrir um negócio, arrendar ou alugar máquinas ou imóveis de sua propriedade. Conquanto, pode também investir no mercado financeiro ou oferecer serviços autônomos no seu tempo livre. É apenas uma questão de você ser encorajado a explorar e experimentar algumas opções.
6. Poupe sempre
Algo muito interessante é que, ao reduzir despesas e aumentar as receitas, você terá um dinheiro que deverá economizar para construir capital de investimento. Ademais, depois, pode se lançar na criação de ativos que gerem receitas que não dependam 100% do seu esforço físico ou mental. Quanto mais seu dinheiro funciona a seu favor, menos você tem que trabalhar.
7. Invista o que tiver em mãos
O mundo dos investimentos é empolgante e repleto de oportunidades de crescimento financeiro. Contudo, você deve estar disposto a treinar se quiser obter resultados sustentáveis ao longo do tempo. Investir sem ter o conhecimento ou experiência para o fazer nada mais é do que “brincar”.
Ademais, quanto mais você investir (corretamente), mais receita receberá e poderá reinvestir. É como um ciclo em que você estabelece o limite, mas lembre-se de investir também na sua felicidade, na sua qualidade de vida e em contribuir para impactar positivamente a vida dos outros. Pois, de nada adianta entender como organizar sua vida financeira se em troca você está sacrificando outros aspectos importantes.