Precisa comprar ou pagar e está sem caixa no momento? A principal solução do mercado financeiro para esse problema são os cartões de crédito. Porém, para evitar problemas ao usar este produto, é necessário entender como funciona o cartão de crédito.
Separamos para você uma lista completa e atualizada para que possa verificar todas as informações necessárias. É necessário saber que se trata de uma modalidade de empréstimo com prazo máximo de pagamento de 40 dias. No entanto, isso depende muito da data de liquidação e de vencimento da fatura.
Para ter uma compreensão mais clara de como funcionam os cartões de crédito, leia nosso conteúdo até o final e tire suas dúvidas.
Entenda como funcionam os cartões de crédito e as taxas
Com o cartão de crédito, você faz uma compra ou pagamento e recebe o prazo para o pagamento. Essa vantagem é ótima para quem deseja controlar as finanças. Afinal, se você pagar suas contas em dia, não haverá juros.
No entanto, é importante entender algumas das taxas cobradas pelas instituições financeiras:
Anuidade
Esta é a taxa anual para usar um cartão de crédito. Ao desbloquear seu cartão, uma taxa mensal pode ser cobrada. É importante considerar esse valor. Afinal, varia de instituição para instituição, mas também há opções de cartões que não cobram anuidade.
Pagamento de boletos
Poucas pessoas sabem como funcionam os cartões de crédito, portanto, essa vantagem nem sempre é discutida. Mas você pode usar seu cartão para pagar a boletos.
Avaliação de crédito de emergência
Se você precisar comprar ou pagar imediatamente e não houver restrições, tudo bem. Você pode entrar em contato com a agência e solicitar uma avaliação de emergência.
Saques com cartão de crédito
Uma das informações sobre como funcionam os cartões de crédito são os saques. Pode ser feito no Brasil ou no exterior, dependendo do tipo de cartão. No entanto, as taxas geralmente são mais altas.
Segunda via do cartão
Se você perder seu cartão, deverá pagar para emitir uma nova cópia.
Como funciona o pagamento com cartão de crédito
Existem várias opções para pagar contas. Ao compreender como funciona o cartão de crédito, você perceberá que a melhor maneira é pagar o valor total. Afinal, isso evita taxas e juros.
No entanto, se você não puder pagar, poderá pagar o pagamento mínimo. Mas, neste caso, você tem que pagar algumas taxas, consulte:
Juros e multas
Quando o valor mínimo do cartão for liquidado, você terá que arcar com os juros rotativos e a multa de 2% sobre o valor da dívida e os juros de mora mensal de 1%. Cuidado, pois a dívida aumenta rapidamente.
Cancelamento
Ao entender como funcionam os cartões de crédito, é importante considerar que sempre há uma maneira de cancelar o uso. Isso é verdade mesmo que você tenha dívidas ou compre parcelado.
A vantagem disso é que, se você descobrir que não pode mais pagar pelo cartão, deverá cancelá-lo. Isso evita o acúmulo de despesas de anuidade e juros devido a atrasos. No entanto, para garantir que não haja problemas com seu nome, é importante assinar um contrato de pagamento.
Além disso, é possível continuar a pagar todas as faturas emitidas. Só assim você poderá saldar suas dívidas sem se preocupar com as instituições financeiras.
Tipo de cartão sem anuidade
Se você entendeu como funcionam os cartões de crédito e está interessado em ter um, uma das opções é escolher aqueles sem anuidades.
Com o advento dos bancos digitais, muitas instituições tornaram o acesso mais fácil.
Poderá encontrar boas vantagens em instituições como Nubank, Inter, Digiio, Credicard Zero, etc. Você pode considerar todos os serviços oferecidos pelo cartão antes de fazer um pedido. Desta forma, você garantirá que a opção é adequada para o seu perfil.
Além disso, se precisar de mais informações sobre como funciona o cartão de crédito e como conseguir um cartão sem anuidade e com baixa pontuação no mercado, visite nosso conteúdo exclusivo e explicativo no blog.
Se você ainda tiver dúvidas ou quiser conhecer outras opções disponíveis no mercado, visite as demais informações em nosso blog. Sempre temos conteúdo exclusivo desenvolvido para apoiar suas finanças diárias.