Uma das maiores preocupações das pessoas que solicitam cartões de crédito é receber respostas negativas de instituições financeiras. Quando esse tipo de reação negativa ocorre, geralmente é devido ao score do cliente que fez o pedido. É por isso que é importante saber como pesquisar seu score.
Não é mais necessário exibir seu nome em vermelho para rejeitar um pedido de crédito. No entanto, se a pontuação for baixa, há motivos suficientes para rejeitar o pedido.
Se você deseja saber qual é seu score e como ele é calculado, continue lendo este artigo. Também mostraremos como acessar diferentes sites que fornecem informações de proteção de crédito.
O que é Score?
A palavra “score” pode ser entendida como “pontuação” em português. Nesse caso, a pontuação está relacionada à situação financeira do cliente. Em outras palavras, a pontuação determina o potencial do cliente para se tornar um bom pagador de dívidas e contas.
Pessoas com pontuações altas são consideradas consumidores mais confiáveis. É possível que aqueles com pontuações altas não atrasem o pagamento.
O score é baseado na história
A ideia de que pontuações altas tornam os clientes bons pagadores se baseia no oposto. A pontuação é determinada pelo histórico do cliente. Em outras palavras, seu comportamento anterior determina se sua pontuação é alta ou baixa.
A premissa derivada de análises anteriores é que bons pagadores continuarão a ser bons pagadores e vice-versa. A análise é realizada por uma empresa especializada em pesquisar e armazenar dados sobre o comportamento do consumidor. Você já deve ter ouvido falar dessas empresas, sendo as mais conhecidas a Serasa e a SPC.
As informações que analisam incluem seus empréstimos, contas bancárias, faturas de cartão de crédito, transações financeiras e até mesmo seu salário. Sua conta diária de celular, conta de luz ou tíquetes de loja também fazem parte da análise. Com todas essas informações, eles podem agregar perfis detalhados para enquadrar e avaliar consumidores.
Compreenda o cálculo do Score
Não existe uma fórmula ou equação matemática clara para o cálculo das pontuações. No entanto, é possível saber quais fatores interferem na forma como o escore é definido. Agora veja os principais critérios para fazer pontuações:
Atualizar informações
Atualizar seu registro significa que seus dados são mais novos e confiáveis. Portanto, se você tiver quaisquer alterações financeiras importantes, deve notificar o banco o mais rápido possível. Você mudou de emprego, recebeu uma herança ou uma promoção? Atualize seus dados!
Investimentos e bens
Possuir ativos ou investimentos em seu nome tem muitos significados positivos. Mesmo que o investimento seja pequeno, ele foi considerado. Isso ocorre porque a maioria dos consumidores não pode investir. Portanto, se você puder reservar um dinheiro extra, invista-o!
Idade
Os jovens estão em estágios iniciais de vida e de carreira, por isso não possuem uma vida econômica estável. Por outro lado, os idosos costumam trabalhar em empregos fixos com poucas alterações. Portanto, as pessoas mais velhas tendem a pontuar mais alto.
Nome em cadastro negativo
Manter seu nome no banco de dados de proteção de crédito é um fator muito crítico. Quem está no vermelho perde pontos e quem volta para o vermelho perde mais.
Pagamentos
O simples pagamento da conta foi considerado um fator de pontuação positivo. Claro, a conta precisa ser paga antes do vencimento.
Como verificar a pontuação
Aprenda a verificar as pontuações em cada um dos diferentes sites que fornecem este serviço na Internet:
Consultar pontuação no Serasa
Apenas siga os passos abaixo:
- Acesse o site do Serasa Score;
- Clique em “Ver minha pontuação grátis”;
- Notifique sua caixa de previdência;
- Se você já é cadastrado, digite sua senha. Caso contrário, conclua seu registro.
- Depois de terminar, você pode ver sua pontuação após fazer o login.
Consulte a pontuação SPC
Para encontrar sua pontuação na pontuação SPC Brasil:
- Acesse o Portal do Consumidor SPC Brasil;
- Notifique sua caixa de previdência;
- Se você já é cadastrado, preencha sua senha. Caso contrário, registre-se;
- Verifique seu e-mail e gere um token do Google Authenticator.
- O mesmo token será usado na próxima vez que você acessar o portal, então você não precisa fazer isso novamente.
É fácil encontrar seu score, não é?
Esperamos que você consiga verificar sua pontuação. Se você conhece alguém que possa estar interessado em verificar as pontuações, compartilhe este artigo!