Curioso sobre treinamento intervalado de alta intensidade, mas não tem certeza se é para você? Então veja como os intervalos podem ser uma adição divertida e eficaz a qualquer rotina de treino.
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) não é apenas para os jovens e saudáveis. Pesquisadores descobriram que o HIIT pode melhorar a saúde e o condicionamento físico para quase todos e tem benefícios ainda maiores para os idosos.
O conceito de “HIIT” é bem simples. Você pode fazer qualquer coisa por 30 segundos ou até mesmo alguns minutos.
E então, dada a chance de recuperar o fôlego, você será capaz de fazê-lo novamente.Durante um treino hiit, você alterna entre exercer um esforço de alto e baixo nível de exercício.
Por que o HIIT pode ser o melhor treino em qualquer idade?
Pode proteger as células do envelhecimento
Pesquisadores da Mayo Clinic estudaram os efeitos do HIIT em pessoas com mais de 65 anos. O que eles descobriram pode surpreendê-lo: alguma deterioração relacionada à idade das células musculares tinha sido realmente revertida.
Hiit parecia mudar o DNA de uma célula de uma forma que aumentava a capacidade do músculo de produzir energia.
Além disso também desencadeou o crescimento de novos músculos, ajudando a neutralizar a inevitável perda muscular que vem com o envelhecimento.
Essas mudanças foram mais dramáticas nos exercícios com mais de 65 anos em comparação com um grupo de pessoas com menos de 30 anos que fizeram os mesmos exercícios.
Assim uma possível viagem nunca é tarde demais para começar e ver grandes ganhos.
É mais simples do que você pensa
O treinamento intervalado não requer treinamento especial ou equipamento.
Em um estudo, os caminhantes que adicionaram intervalos de maior intensidade ao seu programa de caminhada melhoraram seu condicionamento aeróbico, força das pernas e pressão arterial.
Eles fizeram isso simplesmente alternando entre três minutos de caminhada rápida e três minutos de caminhada lenta por 30 minutos ou mais quatro vezes por semana.
Colegas que caminhavam duas vezes mais tempo, mas em um ritmo moderado e consistente, fizeram ganhos mínimos em aptidão ou outras medidas semelhante a um grupo de comparação que não se exercia.
Pode te fisgar no exercício
Se você está procurando por esse exercício esquivo que vai transformá-lo em um praticante regular, o treinamento intervalado pode ser isso.
No estudo de caminhada de intervalo, cada participante acompanhou a meta de quatro treinos de caminhada por semana durante quatro meses.
Depois de quase dois anos, eles ainda tiveram uma média de mais de três treinos por semana. Sendo assim, uma taxa impressionante de stick-with-it para qualquer programa de exercícios.
Uma razão: pode ser divertido se esforçar. Pesquisadores observaram que as pessoas preferem intervalos de alta intensidade e dizem que são susceptivelmente de manter rotinas que os incluem.
É compatível com muitas condições de saúde
É sempre uma boa ideia verificar com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios, especialmente se você tem uma condição de saúde contínua.
Mas muitos estudos concluíram que intervalos podem ser seguros e benéficos para pessoas com diabetes, doenças cardíacas e muito mais.
Em um estudo, pessoas com doenças cardíacas que alternavam entre pedaladas rápidas e lentas em uma bicicleta de exercício 20 e 40 segundos, respectivamente melhoraram a velocidade com que seus batimentos cardíacos diminuíram para o normal após o exercício.
Por isso este é considerado um importante marcador para a longevidade.
Nem todo treino deveria ser HIIT
Muitos especialistas recomendam apenas um ou dois treinos de intervalo por semana combinados com exercícios leves ou moderados no meio.
Isso é importante porque o tempo entre treinos duros permite que seu corpo reconstrua ossos e músculos para aumentar a força.
Além disso, você pode não querer empurrar seu corpo ao seu limite todos os dias e isso é ok. Há muitos benefícios em dar uma volta com um amigo, também. É sobre equilíbrio.