As Superfoods, como a chlorella e spirulina, são consideradas super alimentos por serem naturais e com alta densidade de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes se comparadas com os alimentos comuns disponíveis no mercado.
Eles vêm se tornando cada vez mais comuns e hoje vamos falar de dois em especial: a Spirulina e a Chlorella. Já ouviram falar? Elas possuem muitos benefícios que merecem ser compartilhados!
O que é a Spirulina?
A spirulina é uma microalga que tem cerca de mil vezes mais nutrientes do que qualquer outra fruta ou vegetal. Contém inúmeras vitaminas, minerais, Ômega 3 e 6 e possui mais de 60% de proteína em sua composição, a maior concentração de proteína em peso no mundo. Você provavelmente já deve ter ouvido falar que emagrece, mas o que acontece realmente é que a Spirulina dá uma sensação de saciedade que por consequência as pessoas podem acabar comendo menos e assim emagrecer.
Ela tem sido muito usada e recomendada por atletas. Então vamos entender como a Spirulina pode nos ajudar? Os principais benefícios são:
- A Spirulina é capaz de regular o metabolismo para a queima de gordura, pois facilita o fornecimento de energia constante e duradoura, levando a uma maior resistência nos exercícios.
- Ótima fonte de proteína. A proteína a partir de algas é formada por aminoácidos e a Spirulina contém 18 dos 20 aminoácidos (incluindo os 8 aminoácidos essenciais que seu corpo não pode produzir), tornando-se uma proteína completa. Esses aminoácidos são rapidamente absorvidos com ajuda das vitaminas B e entram na corrente sanguínea imediatamente, causando: reparação muscular e diminuição dos danos musculares durante o exercício.
- As algas podem aumentar o foco e diminuir a fadiga por ter uma alta concentração de ácidos graxos essenciais, como o Ômega-3. O óleo de peixe tem sido referido como um alimento para o cérebro útil devido à sua alta concentração de ômega-3, mas um fato pouco conhecido é que os peixes não sintetizam Ômega-3, eles obtêm ao se alimentar das algas! Interessante né?
🏋️♀️ Encontre as melhores opções em Spirulina para seus exercícios físicos aqui:
E a Chlorella? O que é?
Também é uma alga, mas diferente da Spirulina ela é capaz de desintoxicar o nosso corpo!
Não importa o quanto tentamos evitar a poluição e toxinas comendo sempre comida de verdade e bebendo água filtrada, as fontes de poluição muitas vezes são inevitáveis! Por isso os super alimentos são uma alternativa natural para realizar essa purificação do organismo, e nesse caso a Chlorella ainda regula o organismo melhorando a pele, cabelo, etc.
Como usar
Spirulina: Para praticantes de atividade física que buscam uma melhora no desempenho físico a indicação de consumo são duas cápsulas (1 grama) antes da atividade física e duas cápsulas após o treino, para obter benefícios pré e pós treino.
Chlorella: a dose diária recomendada é de 1,6g (3 cápsulas) por dia, antes das refeições. Ela não só retira toxinas presentes no seu corpo mas também as toxinas presentes nos novos alimentos que você está ingerindo!!
Lembre-se a Chlorella e a Spirulina devem ser consumidas de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista.
Preços
A Chlorella e a Spirulina são produzidas por diversos laboratórios, em forma de comprimidos, cápsulas ou em pó. Os preços variam de acordo com o laboratório e a quantidade do produto.
✔ Veja abaixo as melhores opções de Chlorella para iniciar sua rotina de detox:
Como escolher?
Existem muitas marcas de Chorella e de Spirulina no mercado, porém nem todas são iguais. Antes de escolher, fique atento à composição, prefira os suplementos 100% puros que não contenham nenhum ingrediente ou componente adicional. Evite produtos com aditivos indesejados como lactose, glúten e conservantes.
Também é importante observar preço e conveniência no consumo. Os produtos em pó costumam ser mais baratos, porém são mais difíceis de dosar da forma correta. Já os comprimidos e as cápsulas, apesar de um pouco mais caros, são mais fáceis de consumir.
Por fim, fique atento ao fabricante do suplemento, verifique a autorização da ANVISA e pesquise no site a reputação da empresa. Desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado, principalmente quando a empresa não fornece muitos detalhes sobre o produto.
Contraindicações
Durante a gravidez e a lactação a Spirulina não deve ser utilizada. Outra recomendação é que crianças e fenilcetonúricos também não consumam a superfood. Outro importante alerta é que a Spirulina pode causar algumas reações alérgicas, porém essa situação é bastante rara.
Já em relação à chlorella, não são conhecidas contraindicações. Porém, recomenda-se que mulheres grávidas, lactantes, crianças ou pessoas que tenham problemas com o sistema imunológico sempre devem consultar um nutricionista antes de iniciar a utilização.