O que comer após o jejum intermitente? Essa é uma das principais dúvidas de quem é adepto da técnica, o que comer e o que deixar de comer antes, durante e depois do jejum.
Existem alguns detalhes que são eficazes em fazer toda a diferença, para você colher bons frutos, usufruindo dos benefícios desta prática, é exatamente sobre isso que será abordado no conteúdo de hoje.
O que comer antes do jejum intermitente
Antes de falarmos o que comer após o jejum intermitente, é importante abordar o antes. Na última refeição do jejum intermitente deve se concentrar em uma boa alimentação, pois é o passo mais importante.
A alimentação deve ser baseada em uma alimentação cetogênica ou low carb isso faz com que a sua produção de insulina seja reduzida deixando seu corpo mais preparado para eliminar a gordura e se permitindo usufruir dos outros benefícios que o jejum oferece ao seu corpo durante esse processo.
O que comer durante o jejum intermitente
O jejum intermitente restringe a alimentação permitindo consumir alguns alimentos, porém de uma maneira considerável.
Alimentos permitidos
Café preto puro: Tome cuidado para não adicionar açúcares, adoçantes artificiais, leite, creme óleos, entre outros. O bulleproof coffee é um café que possui a sua essência misturada com óleo de coco e manteiga ghee, ele quebra o seu jejum.
Toques de especiarias
Em casos de sentir uma necessidade muito forte, você pode adicionar um toque de especiarias de canela noz moscada ou até mesmo de Stevia.
Recomendações nos toques de especiarias
Outra coisa em relação ao café é que o café não é recomendável tomar em quantidade excessiva, pois isso pode desencadear a elevação de níveis de cortisol aumentando naturalmente durante o processo do jejum fazendo o corpo liberar insulina.
- Vinagre de maçã: os benefícios que esses alimentos têm a oferecer, é que além de não quebrar o jejum, o vinagre é eficaz em trazer uma sensação de saciedade.
- Sal na água: O seu consumo é benéfico para o próprio corpo, evitando enxaquecas ou algum tipo de efeito negativo devido à falta de sais minerais.
- Stevia: Em casos de precisar adoçar levemente a sua bebida um pouco de stevia é recomendado.
O que comer um pouco antes de quebrar o jejum
De tudo que foi mencionado ao conteúdo exposto, é altamente recomendável que reduza os níveis de cortisol na sua corrente sanguínea, pois enquanto você não está tendo acesso a sua alimentação, o cortisol ajuda no auxílio de queimar a gordura.
Efeitos de cortisol
O cortisol tem o efeito preparar o seu corpo. Apesar de ser conhecido como hormônio do stress ele é liberado a partir do momento em que você acorda, te ajudando a despertar. Ele tem toda uma relação com a regulação de energia do seu corpo, trazendo assim o efeito de preparo na sua disposição.
Jejum intermitente emagrece?
Para ter mais credibilidade na funcionalidade dessa dieta, é necessário a compreensão das melhores fases pelas quais participam do processo do corpo no dia a dia: Quando está saciado e o intervalo entre as refeições, ou seja o jejum.
A partir do momento em que você se alimenta, o organismo busca um destino para a energia absorvida em forma de glicose, ativando o hormônio insulina, responsável para inserir açúcar para dentro das células.
A energia não será utilizada para as células, sendo armazenada através da insulina em forma de tecido adiposo, ou seja gordura.
Depois deste processo a energia se esgota e o corpo é obrigado a usufruir dessas reservas.
Ele recorre tanto pelo glicogênio, para armazenar a energia projetada nos músculos, quanto ao tecido adiposo, neste instante a ativação dos hormônios atuam na quebra de gordura, como glucagon.
Seguindo este método, o glucagon e outros hormônios que fazem parte da quebra de gorduras permanecem por mais tempo atuando no organismo, facilitando na perda de peso.
O jejum evita grandes picos de insulina, prevenindo a resistência à insulina, mas é necessário tomar cuidado, para não exagerar na quantidade de carboidratos para retomar a alimentação.
Vantagens do Jejum Intermitente
O jejum intermitente quando bem realizado traz algumas vantagens consideráveis como mais disposição, clareza mental, controle da glicemia e insulina. Alguns estudos apontam que auxilia na saúde do coração.
O corpo em jejum utiliza uma substância nomeada como betahidroxibutirato, sendo o responsável pela fonte de energia, utilizando facilmente pelo organismo, fazendo com o que o coração poupe energia e menos estresse.
No entanto, recomendável com indicação médica.
Desvantagens do jejum intermitente
O jejum intermitente também possui as suas desvantagens, sendo elas:
Dificuldade de adaptação
Algumas pessoas possuem dificuldades em se adaptar aos longos períodos sem ingerir alimentos, principalmente aquelas que possuem uma dieta rica em carboidratos simples ou que sempre buscam se alimentar de três em três horas.
Riscos quando feito sem acompanhamento
As pessoas que fazem jejuns sem acompanhamento médico, ficam por um longo período sem comer e não se alimentam de forma correta, abrindo várias janelas para desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração, entre outras razões.
Tendência a compulsão
Por ficarem por muito tempo sem comer, algumas pessoas acabam descontando nas próximas refeições, consumindo uma alta quantidade de carboidratos e calorias, desequilibrando a dieta executada e o organismo, proporcionando a irregularidade.
Antes de quebrar o jejum é saudável consumir tais elementos
- Água com sal: a água com sal possui a eficácia de reduzir o efeito da adolescente, o hormônio responsável pela regulação a diurese natural, e o cortisol reduzindo como consequência.
- Canela no café ou bebida matinal: deve-se colocar um pouco de Canela no seu café para simular os efeitos da insulina, quando você ingerir dá o alimento, finaliza o armazenamento do alimento como uma redução menor de gordura.
- Agora vamos para a quebra do jejum intermitente é um dos passos mais significativos para qualquer um que tenha dado início a este comprometimento. Nesse processo o seu sistema digestivo está super sensibilizado.
Como quebrar o jejum
- Concentrar em proteínas magras: Tais proteínas serão responsáveis para elevar um pouco da insulina sem inserir todo o alimento para dentro das células e armazená-lo como gordura.
- Não adicione gorduras.
- Não consuma glúten: Responsável por provocar uma inflamação que não possui benefícios a oferecer para o sistema digestivo sensibilizado.
- Evite Laticínios: os Laticínios também geram uma grande sensibilidade em muitas pessoas, sensibilizando ainda mais o sistema digestivo.
- Evite vegetais: as fibras possuem a capacidade de trazer a sensação de inchaço abdominal neste caso
- O objetivo é apenas despertar o seu sistema digestivo fazendo com que a insulina eleva se o mínimo possível.
O que comer depois do jejum intermitente
Após uma hora ou uma hora e meia pode ser executada a quebra de jejum intermitente, permitindo acesso a uma refeição normal de preferência com alimentos bem enriquecidos de:
- Vitamina de: ovos, peixe, cogumelos, fígado etc.
- Zinco: frutos do mar, outra, ovos, amendoim, semente de abóbora etc.
- Lodo: algas marinhas, nori, mexilhão, bacalhau salmão, ovos, fígado, leite etc.
- Selênio: castanhas, sardinha etc.
Através desses ricos alimentos, vem o bom funcionamento da sua tireoide.
Para as mulheres em especial é indicado incluir depois do jejum intermitente:
- Vegetais crucíferos dois: cebola, brócolis, couve-flor etc.
Alimentos reconhecidos com boas gorduras para consumo.
Os ingredientes mencionados possuem a intenção de fazer o corpo reproduzir os níveis necessários de estrogênio para que ocorra normal funcionalidade.
Objetivos com o jejum
- Em relação aos exercícios envolvidos na sua rotina poderá ser mantida, treinando de uma forma saudável.
- Se o seu objetivo é valorizar o seu corpo, recomendável treinar um pouco antes de quebrar o jejum, sendo assim a sua primeira refeição sendo após o seu pós-treino.
- Se o seu objetivo é aderir um novo estilo de vida ou ganhar músculos, não existe problema algum em treinar após a refeição.
Agora através desse dessas informações você já sabe como se alimentar através de cada processo para fazer o jejum intermitente saudável e com responsabilidade.