Acordar todos os dias com alegria, é no mínimo um desafio pra lá de estimulante. Por isso já é a hora de enfrentar e vencer os inimigos invisíveis: os vírus e as bactérias. Mas nossa capacidade de suportar e derrotar as ameaças externas, vai muito além do que imaginamos.
É possível ficar ainda mais forte todos os dias, pois dentro do nosso organismo existe um admirável mecanismo de proteção que podemos aperfeiçoar ao longo da vida.
Como o mecanismo do corpo humano funciona?
Segundo a gastroenterologista Rosa Leônora, esse mecanismo funciona a partir da convivência de milhões de anos. Pra que essa saúde humana se preserve e que as bactérias sobrevivam é preciso que a gente tenha (os órgãos em perfeita sintonia entre si, como se fossem uma orquestra, uma sinfonia.
Todas as glândulas, todos nossos órgãos tem uma função específica, mas organizados pra trabalhar em conjunto. Ou seja, um completa o outro, lembrando uma orquestra.
Todos têm que interagir porque se essa sinfonia sai do tom, as doenças aparecem.
Alimentação correta
No sul do Brasil, especialistas avançam nas pesquisas e comprovam que uma vida simples, uma alimentação correta e uma dieta natural facilitam e estimulam o sistema de defesa na nossa imunidade.
E esses especialistas afirmam que natureza também alimenta as nossas defesas como por exemplo, um simples tomate e um raminho de salsa fazem muita diferença pro nosso corpo.
A bióloga e geneticista Ivana da Cruz explica que nem sempre a inflamação significa doença, e diz que é também uma forma de reação de vida. “As inflamações são uma defesa do corpo. É como se a gente tivesse ido à guerra pra limpar, porém quando a inflamação é muito aguda, ela vai ter que ter também uma reação anti-inflamatória e é aí que as frutas ajudam.”, disse ela.
No laboratório da Universidade Federal da cidade gaúcha da Santa Maria a equipe da Dra. Ivana testou as frutas, verduras, legumes e temperos que estão no nosso dia-a-dia. Esses pesquisadores queriam avaliar a capacidade dos alimentos de combater as inflamações e concluíram que não é apenas um alimento tem esse poder, mas sim, todos juntos em uma alimentação variada.
Leia também: 11 alimentos que baixam o colesterol alto
O poder do abacate
Por exemplo, o abacate, que é uma fruta que os pesquisadores cortam a polpa, misturam o extrato da fruta e depois misturam nas células do sangue dos voluntários. É assim que eles podem medir o efeito anti-inflamatório do alimento.
Assim a revelação surge no laboratório, em pequenas placas com líquido azul em vários tons. Ou seja, o poder anti-inflamatório vai depender do tom de azul que se constatou nesses teste. Além disso tudo, também foi assim que eles constataram quais os alimentos da dieta anti-inflamatória são os mais poderosos contra as lesões no corpo.
A bióloga Fernanda Barbisan, do Laboratório Biogenômica da UFSM, disse que “essa placa é o resultado final de todo o nosso trabalho. Quanto mais claro for a coloração, menos inflamação temos.”
Ela ainda complementa dizendo: “A genética conversa com o meio ambiente. Os alimentos quando tem essas moléculas químicas, eles conseguem entrar no nosso DNA e fazer com que determinados genes anti-inflamatórios produzam mais moléculas anti-inflamatórias. É assim que ele vai nos ajudar. Por isso que a gente fala que o alimento conversa com nosso DNA, com nossa genética.”
UM CARDÁPIO PARA UMA DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA
De toda a lista de campeões da pesquisa da dieta anti-inflamatória com alimentos mais poderosos contra lesões no corpo são:
FRUTAS
- Uva
- Abacate
- Limão
- Maçã
- Abacaxi
- Coco
- Manga
- Caju
- Açaí
- Guaraná
TEMPEROS
- Alho
- Gengibre
- Pimenta Vermelha
- Alecrim
- Açafrão-da-Terra
- Sálvia
- Orégano
- Cravo
- Canela
- Louro
VERDURAS E LEGUMES
- Brócolis
- Pimentão Vermelho
- Cebola
- Tomate
- Abóbora
- Beterraba
- Rúcula
- Espinafre
- Batata Doce Roxa
- Manjericão
CEREAIS
- Lentilha
- Ervilha
- Feijão
- Aveia
- Cevada
- Centeio
- Cereais de Milho
- Amendoim
- Arroz Preto, Vermelho e o Integral
- Soja
Top 10 alimentos naturais e anti-inflamatórios
- Brócolis
- Gengibre
- Alho (as maiores propriedades do alho estão na casca)
- Limão
- Uva
- Pimenta Vermelha
- Açafrão-da-terra
- Abacaxi
- Abacate
- Lentilha
Segunda Dra. Ivana, a lentilha é super anti-inflamatória. Ela diz que “Os alimentos naturais contém tanto antioxidantes quanto anti-inflamatórios em quantidades pequenas e diversas, deixando nosso organismo escolher o que nós precisamos e o que não precisamos.”
Ao longo da vida, precisamos reforçar cada vez mais a nossa defesa contra as inflamações que provocam as temidas doenças crônicas.
Ainda segundo Dr. Ivana as doenças que estão associadas com inflamação crônica são: depressão, arteriosclerose, diabetes, doenças neurodegenerativas, Alzheimer.
E ela dá uma receita em que a poderosa lentilha ganha um sabor extra.
PREPARO DE ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS.
LENTINHA
Doure pedaços pequenos de bacon – pra dar um sabor, entra como tempero, pois nada é proibido na receita do equilíbrio e da saúde (depois de derretida a gordura, retire os pedaços de bacon);
Dra. Ivana explica: “O Nosso sistema corporal já tem uma defesa natural pra depurar essas toxinas, e o pouco que vai usar no preparo (bacon), vai ser compensado pelos elementos anti-inflamatórios dos outros alimentos.
Jogue a lentilha na panela. Acrescente o alho (com casca, pois as maiores propriedades estão na casca), pimentão picado e pouca água.
BRÓCOLIS
Unte a panela generosamente com manteiga, Acrescente o brócolis picadinho na panela e mexa – apague o fogo com ele ainda verde.
Dra. Ivana explica: “Brócolis na manteiga é o ideal pra não perder muito das moléculas anti-inflamatórias pra água. Isso aconteceria se cozinhasse ele.”
Água de frutas:
1 jarra de água. frutas (morango, laranja, abacaxi, limão, melão) cortada em rodelas ou em pequenos pedaços. Dra. Ivana explica: “Não é suco, é água de fruta.” Ela termina lembrando que:
“A gente tem que dar valor àquela época antiga, em que se dizia que o nosso alimento pode ser o nosso veneno ou o nosso remédio. Nós que decidimos.”