O sono é um dos maiores mistérios da vida. Assim como a gravidade, cérebro e o universo, ainda não descobrimos exatamente o por que dormimos. No entanto, o que sabemos é que o sono é uma das pedras angulares da saúde. É por isso que está ligado à perda de peso. Então, confira neste artigo, como dormir influencia no emagrecimento.
De 6 a 8 horas por noite parece ser a quantidade ideal de sono para a maioria dos adultos. Mas, o que mais acontece são os dois extremos: falta de sono, excesso de sono. Dormir muito ou dormir muito pouco tem efeitos adversos sobre a saúde, por exemplo, negligenciar o sono está ligado a perder ou não peso, o que por si só já deve nos deixar alertas.
Mas e o lado em que dormimos, será que a forma em que deitamos influencia o emagrecimento? A resposta é sim. Dormir sobre o lado esquerdo potencializa a digestão, o que influencia diretamente na redução da produção de gordura.
Potencializando a digestão
De acordo com a Ayurveda (filosofia médica oriental que foi desenvolvida na Índia há milhares de anos), o lado em que deitamos influencia diretamente em nossa digestão. A medicina indiana afirma que deitar-se sobre o lado esquerdo, após a alimentação, fará a digestão ser mais rápida.
Além disso, para quem sofre de refluxo, deitar-se sobre o lado esquerdo diminui o desconforto e aquela queimação no esôfago. Tudo graças à perfeita anatomia do corpo humano.
Como dormir influencia no emagrecimento?
As pessoas engordam por não terem as informações corretas sobre emagrecimento, e as pessoas têm um sono inadequado pela mesma causa. Se sua insônia já tem até nome, é bom você conhecer essas curiosidades, porque é possível que aqui você reencontre o seu velho amigo, o “sono profundo”.
Dormir totalmente no escuro
Mesmo um simples feixe de luz pode perturbar seu relógio biológico e a produção de serotonina (neurotransmissor da inibição da ira, temperatura corporal, humor, sono e apetite) e melatonina (hormônio que atua como mediador entre o ciclo claro-escuro, regula os ciclos de atividade-repouso e sono-vigília, é como uma agenda do corpo).
Quando qualquer tipo de luz, sendo ela do sol, do relógio ou do celular, atinge nosso hipotálamo, que controla o nosso relógio biológico, o nosso cérebro entende que está na hora de acordar e começar a preparar o corpo para a ação.
Mantenha seu relógio longe da cama
Parece bobagem, mas quando se tem insônia é comum se preocupar com as horas se passando enquanto não consegue dormir. E isso é até compreensível, pois a maioria das pessoas precisa acordar bem cedo para ir para o trabalho ou para a faculdade.
Mas deixar o celular ou despertador por perto só atrapalha a chegada do sono, pois a ansiedade aumenta e acaba não deixando você dormir.
Evite despertadores barulhentos
Acordar no susto, ou de forma brusca, é o mesmo que sair de 3ª marcha. Opte por sons suaves, que comecem baixos e aumentem ao longo do tempo. Se você tem o sono pesado, descanse o máximo possível, para que o sono não se acumule e você vire uma “pedra”. Procure alternativas como o despertador de luz.
Reserve sua cama apenas para dormir
Você é daqueles que faz tudo na cama? Dorme, come, estuda, joga, lê ou trabalha? Então isso pode ser um dos motivos que está dificultando o seu sono. Pois o seu corpo deixou de associar aquele lugar como sua zona de descanso.
Durma mais cedo
Nosso corpo carrega a maior parte de nossa energia entre 23:00 – 01:00. Além do mais, a vesícula biliar libera toxinas durante esse mesmo período. Se estivermos acordados nesse período, as toxinas retornam ao fígado, o que pode afetar nossa saúde e digestão.
Não durma em horários variados
Nós devemos ir à cama e acordar na mesma hora todos os dias, inclusive nos fins de semana. Isso ajudará o seu corpo a entrar em um ritmo de sono, o que torna tudo mais fácil para se deitar e acordar de manhã.
Estabeleça uma rotina para dormir
O que você faz antes de dormir? Só faz coisas que agitam o cérebro ou que o relaxam?
Antes de dormir é aconselhável incluir na rotina a meditação, respiração profunda ou receber uma massagem com óleo morno de seu parceiro ou parceira. A chave aqui é encontrar algo que faz você sentir-se relaxada(o).
Evite muito líquido antes de deitar
Ingerir água ou um pouco de leite às vezes é muito bom. Mas exagerar na quantidade não vai favorecer o sono, pelo contrário. Quando evitamos ingerir líquidos, reduzimos a chance de levantar-se para ir ao banheiro ou pelo menos não ir tantas vezes.
Se alimente com proteínas várias horas antes de dormir
Proteínas nos dão uma maior sensação de saciedade, o que reduziria também a chance de levantar à noite para vasculhar a geladeira.
A ingestão de proteína pode produzir o L-Triptofano, um aminoácido importante, que é utilizado na formação de diversas proteínas, vitaminas B3 e os neurotransmissores: serotonina e melatonina.
Evite alimentos com grãos e açúcar
Isso aumentará o seu açúcar no sangue e retardará o sono. Mais tarde, quando o açúcar no sangue diminuir muito (hipoglicemia), poderá fazer você acordar e não conseguir dormir novamente.
Use meias
Os pés são a parte do corpo com pior circulação. Um estudo mostrou que o uso de meias reduz, às vezes, a chance de acordar à noite. Como alternativa, você pode colocar uma garrafa de água quente perto de seus pés durante à noite.
Leia algo espiritual ou edificante
O nosso dia a dia é sempre bem agitado. Todo dia temos um problema ou alguma situação que não nos agrada, criando pensamentos negativos por longas horas ou até dias.
E a saudade é um sentimento que aparece em momentos críticos e, por nossa “sorte”, ela e a noite vivem numa insondável relação.
Uma forma de “driblar” isso tudo é por ler seu livro preferido… Não! Queria escutar isso, não é? Ler aquilo que gosta muito poderia te fazer ler por horas, o que não é bom quando dormir é o principal.
Evite também qualquer tipo de leitura estimulante, excitante, romântica, misteriosa, enfim, tudo que desperta muito interesse. Para quem gosta de ler a Bíblia, lê-la à noite pode ser perfeito para acalmar as ansiedades e resolver qualquer problema, visto que ela abrange pontos incríveis para alcançar a paz e a felicidade dentro e fora de casa.
Evite álcool
Embora o álcool provoque sonolência, o efeito dura um curto período e você terminará despertando algumas horas depois. Pelo fato de acordar no meio do sono, o álcool impede que se entre na etapa do sono profundo, em que seu corpo faz a maior parte de suas propriedades curativas, estimulando o organismo e, em consequência, favorecendo ao emagrecimento.
Perca aquele peso extra
O excesso de peso pode aumentar o risco de apneia do sono (paradas respiratórias), que pode afetar significativamente o descanso ao longo da noite. Portanto, pratique o máximo de exercícios possíveis para não acumular gordura e sofrer com apneia.
Evite alimentos que podem te deixar sensível
Isso é particularmente certo no caso do açúcar, grãos e leite pasteurizado. As reações de hipersensibilidade podem causar congestionamento excessivo, distúrbios gastrointestinais, inchaço, gases e outros problemas.
Aumente a sua melatonina
O ideal seria aumentar seus níveis de maneira natural, por meio da exposição ao sol e estar em completa escuridão durante à noite. Se não for possível, há suplementos que podem servir de alternativa.
Estudos científicos afirmam que a melatonina aumenta a sonolência, ajuda a adormecer rapidamente e a permanecer dormindo, além de reduzir a ansiedade e a fadiga.
Como dormir influencia no emagrecimento: conclusão
O sono é uma peça importante para aqueles que têm o desejo de emagrecer bem e com saúde. Grande parte dos que estão dispostos a perder peso começam a fazer exercícios e a mudar sua alimentação.
Mas como vimos nesse artigo sobre como dormir influencia no emagrecimento, uma boa noite de sono é fundamental para acordarmos 100% e ainda acordar com algumas gramas a menos.