A tendência de nossa sociedade contra a gordura saturada e o colesterol se tornou tão forte que nós frequentemente esquecemos que na natureza, e esses são exatamente os alimentos onde se encontra a maioria dos nutrientes. A gema de ovo não é diferente. Ela contém 100% das vitaminas solúveis em gordura A, D, E e K, além de todos os carotenoides, luteína e zeaxantina encontrados nos ovos. Ela também contém mais de 90% do cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, folato, vitamina B6 e vitamina B12.
Benefícios da gema do ovo
Comparadas a gema de ovo, a clara não contribui muito com relação aos nutrientes. Uma clara de ovo contém mais proteínas do que a gema, mas isso é apenas porque a gema é menor. Além do mais, nós sabemos que as proteínas devem consistir de apenas 15 a 30% de nosso consumo calórico, e a maior parte do resto deve vir de gorduras animais saudáveis.
Não faz muito sentido procurar fontes de proteínas sem gordura, e apenas a proteína acaba com os depósitos de vitamina A. A Mãe Natureza é sábia o suficiente para colocar gordura na maioria das fontes de proteína animal.
O motivo pelo qual nós encontramos uma grande quantidade de colesterol na gema de ovo não é um truque maligno da Mãe Natureza para prejudicar nossa saúde com os alimentos que são ricos em nutrientes.
Isso porque o colesterol é um nutriente extremamente importante que é muito necessário para o futuro animal que deveria sair do ovo se ninguém interferir.
O colesterol não é só importante para o futuro pássaro ou réptil, mas também para nós. Ele é o precursor para todos os hormônios sexuais e todas as células do corpo o usam.
Também há várias vezes em que o colesterol da dieta aumenta o HDL “bom”, enquanto o açúcar, principalmente a frutose, grãos e desequilíbrios do ômega 3/ômega 6 aumentam o LDL “ruim” e os triglicerídeos no sangue.
Ácido docosahexanoico (DHA) e Ácido araquidônico
O DHA é a forma de ômega 3 utilizável pelo corpo, e o ácido araquidônico é a forma utilizável do ômega 6. Em comparação a estes, o ômega 3 do ALA (ácido alfa-linoleico), EPA (ácido eicosapentanoico) e o ômega 6 LA (ácido linoleico) precisam se alongar antes do corpo utilizá-los.
Dentre os benefícios da gema de ovo está o fato de que ela possui DHA e AA, os dois ácidos graxos realmente essenciais. Consumir ovos ricos em ômega 3 também é uma boa ideia para manter uma boa proporção de n-3/n-6 em sua dieta.
O caso da gema de ovo contra a clara
É uma tristeza ver que os estabelecimentos médicos possuem fatos errôneos sobre coisas como ovos e manteiga e que consumir apenas as claras é o que a maioria dos nutricionistas recomenda. Não é de se espantar que as crianças de hoje possuem DDA e problemas de desenvolvimento com os omeletes de clara de ovos, leite com pouca gordura e cereais que elas comem de manhã. Elas possuem uma deficiência de nutrientes, colesterol e gordura saturada. Não se esqueça que a maioria das vitaminas requer gordura da dieta para serem adequadamente absorvidas e metabolizadas.
Na verdade, um caso pode ser feito contra as claras de ovos e é com a clara que devemos nos preocupar. A maioria dos organismos vivos no planeta desenvolve mecanismos de defesa para se protegerem contra predadores e invasores. É a sobrevivência dos mais adaptados afinal. Os animais possuem dentes e pernas para morderem e correrem, plantas desenvolvem toxinas e antinutrientes para impedirem que os animais as comam demais.
Grãos e legumes são frequentemente muito piores que a maioria das plantas no departamento de toxinas e antinutrientes, porque eles estão em seu estado mais vulnerável e são os bebês de uma futura planta. Toda a esperança está neles para a sobrevivência da espécie. É por isto que grãos e legumes causam múltiplos problemas de saúde e são a dieta Paleo os evita.
Para que serve a clara
Diferente da maioria dos animais, os ovos não podem se defender mordendo ou escapando e precisam depender de alguns dos mesmos mecanismos que plantas, grãos e sementes usam para sobreviver. A clara é inteiramente responsável por esta parte, enquanto a gema de ovo está ocupada se tornando um animal completo. 13 das 14 proteínas encontradas nas claras possuem propriedades antimicrobianas. Isto geralmente afasta os micróbios e vírus, mas também podem nos afetar, principalmente quando consumidas em grande quantidade ou quando a saúde de nossos intestinos já está comprometida.
Porque evitar a clara do ovo
A proteína lisozima, que geralmente é inofensiva, pode se ligar a proteínas como a ovomucoide ou ovoinibidora e inibir a tripsina, uma enzima protease, de fazer seu trabalho de digerir proteínas. E ainda pior, alguns dos compostos podem passar pela parede intestinal e podem agravar problemas autoimunes ou intestinos prejudicados. É por isto que é melhor evitar claras de ovos quando você estiver lidando com problemas autoimunes.
A avidina, outro antinutriente encontrado na clara de ovo, se liga à biotina, uma vitamina B responsável por coisas como a síntese de ácidos graxos e regulação do açúcar no sangue, e inibe sua absorção. A biotina é normalmente produzida por uma flora intestinal saudável, então aqueles que sofrem com problemas digestivos possuem um risco maior de deficiência de biotina.
Até 3% da população é alérgica a clara de ovos, enquanto a maioria delas não teria problema com apenas a gema.
Algumas pessoas argumentam que ao cozinhar bem a clara nós desativamos a maior parte dos inibidores de protease e antinutrientes, mas a maioria das pessoas, incluindo eu mesma, vimos o contrário. A avidina pode reter até 30% de sua atividade, até mesmo quando a clara é bem cozida. Cozinhar a clara melhora a situação, mas não elimina completamente o problema. Por seu papel, a gema de ovo pode ser comida crua com segurança e ela é deliciosas assim.
Conclusão
A maioria das pessoas hoje possui deficiência da maioria das vitaminas solúveis em gordura (A, D, E e K) e se beneficiaria muito com algumas doses saudáveis de gema de ovo por dia. Na verdade, a gema de ovo o mantém afastado do médico muito mais do que as maçãs ricas em frutose.
O colesterol nela também é muito necessário, principalmente para crianças, mulheres na menopausa, idosos ou pessoas com problemas adrenais. Por seus papéis, as claras de ovos não são fontes de nutrição e podem até mesmo causar problemas para esses grupos de pessoas.
Aprecie essa delicioso super alimento sem culpa e descarte as claras sem perder nada importante se você suspeitar que isso faz você se sentir mal.