Todo mundo conhece alguém que sofre muito com insônia e simplesmente não consegue dormir. Recentemente, cada vez mais brasileiros sofrem com insônia e problemas, como a pandemia e o isolamento social, com suas expectativas e estresses, tem gerado uma ansiedade cada vez maior nas pessoas, o que pode influenciar direto na qualidade do sono.
Assim, é importante ressaltar que, quem não consegue dormir, apresenta diversos sintomas como irritabilidade, redução do desempenho, alteração da memória, alteração da concentração, alteração do humor e fadiga.
Sendo que, não é somente uma questão de quantidade de horas dormidas, mas sim a qualidade do sono que se tem.
A falta de sono e o coronavírus
A quantidade de pessoas que tem tido problemas de insônia aumentou de forma assombrosa durante este último ano de pandemia. E por mais que tente, a pessoa simplesmente não consegue dormir. Mas porque será que isso tem acontecido?
Um dos principais fatores para que esse distúrbio ocorra é a quebra de rotina que nos acometeu. Simplesmente, do dia para a noite, tivemos nossa vida completamente mudada, sendo que, muitas vezes, perdemos os nossos horários de acordar, comer e todas as outras atividades que estávamos acostumados.
Todas essas alterações mexeram direto no relógio biológico, interferindo diretamente no nosso sono.
Além disso, temos ainda, um dos maiores vilões para quem não consegue dormir que é ansiedade. E separar a ansiedade e todo o pensamento acelerado na hora de dormir, se tornou uma missão praticamente impossível. O que dificulta muito o corpo relaxar, para começar a dormir.
Dessa forma, separamos algumas dicas para amenizar os problemas da insônia, proporcionando uma noite de sono de qualidade.
A higiene do sono : uma solução para quem não consegue dormir
O nome pode até soar estranho, mas assim como, praticamos a higiene corporal, a higiene do sono pode te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
Por isso, separamos aqui uma série de passo, para quem não consegue dormir e precisa melhorar essa situação:
- Tente manter uma rotina de sono: horários fixos para dormir e acordar, vão ajudar a desenvolver o hábito do sono. Mesmo que, não consiga dormir cedo, estipule um horário para acordar. Com o tempo, o organismo começa a se adaptar.
- Cuidado com a alimentação no período da noite: alimentos pesados ou muito gordurosos, podem ser indigestos no período da noite e causando mal-estar e até mesmo, dores abdominais. E para dormir bem, precisamos estar confortáveis e sem dores.
- Se prepare para dormir: Ainda falando em conforto, é importante se preparar para um boa noite de sono. Apague ou diminua as luzes, procure estar confortável com a cama, com a temperatura e tudo relacionado ao ambiente.
- Evite cafeína: Bebidas como café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm cafeína e devem ser evitados, porque são estimulantes.
- Se desligue do mundo digital: uma das maiores dificuldades das pessoas atualmente, e se manter em off. Mas, é fundamental que, para conseguir relaxar o quanto antes, desligue ou coloque no silencioso os celulares e deligue notebooks e televisões. Inclusive, a luz das telas, induz o organismo a pensar como se tivesse de dia ainda, o que dificulta todo o processo de sono.
- Pratique atividades físicas: as atividades físicas são fundamentais para o processo do sono. Por esse motivo, criamos um tópico para explicar melhor esta questão.
Como a atividade física interfere na qualidade do sono
Estudos apontam que o esforço físico interfere diretamente na qualidade do sono, já que meia hora de atividade física, no mínimo, tem um efeito tranquilizante diminuindo a insônia e melhorando o relaxamento. E ainda, um boa noite de sono irá potencializar os efeitos das atividades físicas, pois o seu metabolismo irá funcionar melhor como um todo, acelerando inclusive o processo de perca de peso e ganho de massa.
Como já mencionado, no caso de falta de sono associados a problemas com ansiedade, as atividades físicas podem ajudar muito também.
Neste caso, a dica é apostar em aulas divertidas e descontraídas, como aeróbicos e dança, que vão estimular cada vez mais a produção de endorfina, responsável por causar sensação de bem-estar, e consequentemente reduzir os níveis de ansiedade, tendo uma melhora significativa na qualidade do sono.
No entanto, especialistas indicam que, sempre que possível, para que as atividades sejam realizadas durante o período da manhã ou durante a tarde, pois a liberação da adrenalina ao praticar exercícios faz com que você tenha um dia bem mais disposto, mas nível de adrenalina vá baixando no decorrer do dia, proporcionando uma noite de sono tranquila.
Caso ainda, não tenha outro horário disponível para a prática, aposte em exercícios mais leves e menos agitados, pois, o efeito em relação ao sono pode o contrário, deixando a pessoa ainda mais agitada.
Não lute contra a insônia
Pode até parecer loucura, mas quem não consegue dormir sabe exatamente o que estamos falando. Lutar contra a insônia é quando ficamos rolando na cama, tentando forçar o nosso corpo a adormecer.
E acredite, isso não funciona! Ao invés de tentar lutar contra a insônia, o ideal é que sempre só vá para a cama quando estiver com sono de fato. Se mesmo assim, ainda demorar para dormir, levante-se, faça um chá ou uma outra bebida calmante, tente ler um livro, para que a mente vá relaxando e ficando mais sonolenta.
Remédios para quem não consegue dormir
A insônia pode se tornar um problema cada vez maior e complicado de se resolver, é o que chamamos de insônia crônica. Nestes casos, somente uma higiene do sono não será suficiente para amenizar o problema.
Assim, se faz fundamental, procurar ajuda de um especialista, já que os problemas de sono podem estar associados a vários distúrbios, podendo ser encaminhado há vários médicos como: otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo a um dentista.
Jamais tome medicação por conta própria. Os remédios para dormir são os que mais causam dependência em seus usuários e você nunca mais irá conseguir dormir sem ajuda da medicação .
E lembre-se que o sono está diretamente a nossa qualidade de vida, sendo fundamental para a nossa saúde física e mental.
Comentários 1