Você provavelmente já ouviu falar sobre exercício funcional para fazer em casa, mas você sabe o que isso significa? Por conta da rotina agitada do mundo atual, muitas pessoas têm buscado formas alternativas de continuar se exercitando para que, dessa forma, a vida sedentária possa ser combatida.
Com muito pouco tempo no dia a dia sendo disponível, ou até mesmo a falta de disponibilidade para pagar por academias e planos esportivos que custam uma fortuna, uma das medidas mais comuns que as pessoas têm encontrado é se exercitar em casa.
Mas como isso seria possível de forma efetiva, segura é prática? Bom, estamos aqui para te dizer que há possibilidade de você conseguir ótimos resultados através do treino funcional.
O que é treino funcional?
Para você entender o que é treino funcional, é importante entender que grande parte de seu significado provém da sua utilidade inicial.
À princípio, foi criado para ajudar pacientes em estado de reabilitação de diversos gêneros, tais como tratamentos pós-cirúrgicos, pós lesões, vítimas de acidentes e até mesmo uma reabilitação após um grande período de sedentarismo e limitações físicas.
O objetivo do treino funcional é fortalecer a musculatura para que a pessoa tenha maior resistência física e mais mobilidade.
Nesse ponto, é imprescindível que você compreenda que, embora possa parecer, de início, um exercício leve, o treinamento funcional exige bastante do corpo e é capaz de queimar grandes porcentagem de calorias. É isso mesmo!
Isso acontece porque, ao fortalecer sua musculatura, ela precisa de mais energia para se manter ativa, então ela começa a queimar a gordura do seu organismo. Dessa forma, você consegue queimar grandes quantidades de gordura corporal até mesmo quando você está parado.
Como o treino funcional acontece?
O treino funcional não possui uma regra rígida, mas você deve entender, em primeira instância, que ele é uma união precisa de diversas modalidades físicas.
Isso torna o treino funcional muito versátil, fazendo com que seja possível criar diversas modalidades de treinamento, para que você consiga sempre estar se adaptando a novos treinos, sem enjoar ou entrar na mesmice.
Essa versatilidade vai ainda mais fundo, tornando possível fortalecer partes específicas do corpo e treinar grupos musculares determinados por você, os quais você visa que se fortaleçam e criem resistência.
Os movimentos realizados são muitos parecidos com os da academia, os quais você induz através da utilização dos aparelhos musculatórios. Dessa forma, você já pode compreender se o treino funcional tem uma incrível capacidade de definir o corpo, te dar resistência e modelar as suas curvas.
Dentro do treino funcional existem vários níveis de dificuldade. Então, se você ainda é novato, é aconselhável que você procure por treinos para iniciantes.
Por existir vários estágios, o treino pode atingir níveis muito complexos, conforme você vai avançando e se desenvolvendo. Portanto, é importante que você não busque por um treino avançado se você ainda não tem o condicionamento físico ou hábito de fazer o treino funcional.
Comece um passo de cada vez, você não irá se arrepender. Se você é iniciante, se trate como tal, e tenha paciência para se desenvolver com o tempo. Isso evitará chance de estiramos, dores musculares e até mesmo acabar lesando algum músculo.
Se exercitando durante a quarentena
A quarentena estendida que viemos enfrentando no último ano tem obrigado as pessoas a permanecerem mais tempo em casa. Para quem deseja se exercitar, a situação ainda complica um pouco mais, visto que a maior parte dos estabelecimentos como academias e centros de exercícios físicos estão fechados.
Com isso, cresce a necessidade de se estabelecer uma rotina para combater o sedentarismo, ainda que as práticas durante o período da pandemia causada pelo covid-19 sejam limitadas por haver restrições impostas.
Com isso, através do treino funcional você descobre que você não precisa eliminar da sua vida a possibilidade de se manter em dia com suas práticas regulares de exercício.
Muito pelo contrário, você pode criar uma ótima adaptação e fazer seus exercícios dentro do conforto de sua casa. Você não precisa ser muito experiente, basta apenas ter atenção em alguns cuidados necessários.
Fazer do treino funcional um hábito durante a pandemia ainda pode ajudar nos sintomas de ansiedade, no emagrecimento e na liberação de hormônios de bem-estar.
Idoso podem utilizar o exercício funcional para fazer em casa?
Como sabemos, as pessoas de idade são uma das maiores vítimas do sedentarismo a longo prazo e precisam sempre encontrar formas de se exercitarem.
O treino funcional é capaz de oferecer um exercício de baixo impacto para que pessoas de idade consigam realizar práticas saudáveis sem que isso venha agredir de alguma forma a sua estrutura corporal, que já não está mas tão forte quanto de uma pessoa mais jovem.
Por isso, é extremamente importante que essas pessoas sejam assistidas por um profissional, para que não escolha exercícios e treinos funcionais que possam acabar danificando suas juntas, como joelhos: ou até mesmo suas cartilagens.
Nesse caso, é indicado por profissionais da saúde a isometria, pois ela é capaz de fortalecer aos poucos a resistência física de pessoas de idade.
Nessa condição física, idosos precisam gradativamente fortalecer a musculatura e a sua estrutura corporal sem que isso agrida sua saúde, uma vez que a tendência é que já possuam deficiências ósseas e musculares devido à idade.
Por isso, fica muito claro que exercícios como pular corda ou se manter sustentado pelos membros superiores e inferiores a longo prazo pode não ser tão positivo para pessoas de idade.
O ideal é que nesse caso o treino funcional seja leve, assistido por algum profissional e feito de forma responsável, respeitando sempre o senso de resistência do idoso
Obesos podem utilizar o exercício funcional para fazer em casa?
No caso das pessoas que possuem algum nível de obesidade, é muito importante também levar em consideração os exercícios de alto impacto como pular corda, visto que isso pode causar distensões musculares e até mesmo problemas nas juntas.
Por esse motivo, se você possui algum grau de obesidade e deseja utilizar o treino funcional para perder medidas e fortalecer o seu sistema muscular, o mais indicado é que você busque por aulas para iniciantes com baixo impacto e verifique sempre os seus limites para respeitar até onde o seu corpo consegue ir.
Os benefícios para quem está com obesidade são inúmeros e por isso o treino funcional sempre é indicado para quem deseja perder medidas e sair do sedentarismo. Você com certeza não irá se arrepender de começar!
Com treino funcional você vai conseguir perder calorias, reduzir medidas, fortalecer os seus músculos e se manter em movimento. Um dos principais sintomas da obesidade é a capacidade reduzida dos pulmões, dores nas juntas, enrijecimento muscular e maior dificuldade em queimar caloria, visto que os músculos estão fracos e reduzidos.
Com treino funcional, é possível fortalecer o sistema muscular e fazer com que ele trabalhe para queima de gordura no organismo.
Mas não para por aí! O treino funcional pode também ser ótimo para melhorar a sua flexibilidade e também a sua resistência, só é importante tomar bastante cuidado com a questão da resistência, pois a obesidade em si já torna o corpo do indivíduo pesado.
Ou seja, a sua estrutura já está lidando com uma alta concentração de peso, não é bom receber um limite que não seja confortável para o treinamento.
Se você perceber que os exercícios de treino funcional que você está fazendo, estão gerando dores que vão além das que são comuns após fazer exercícios físicos que trabalham a musculatura, pare imediatamente e repense sobre a intensidade aplicada nas sessões.
Quem pode utilizar o exercício funcional para fazer em casa?
O treino funcional não possui contraindicações severas, é um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa. Desde que respeite seus próprios limites, é claro.
O único cuidado que deve-se ter um critério à parte, são para pessoas que possuem algum tipo de problema ósseo, dores no ciático, problemas de pressão ou até mesmo cardíacos.
Portanto, é importante verificar com seu médico se existe a possibilidade de você realizar o treino funcional, mesmo em estágios mais leves, dependendo do problema de saúde que você apresenta.
Você também pode realizar treinos funcionais específicos para algum tipo de problema de saúde, como por exemplo os treinos funcionais para aliviar dores e tensões nas vértebras.
Porém, tenha certeza de não exceder os seus limites e não forçar a sua resistência física além do que você pode suportar. O respeito pelo próprio corpo é muito importante e deve ser a sua prioridade ao realizar um treino funcional.
Dicas importantes pra quem está começando
Se você é uma pessoa que fala tem nada a fazer treino de funcionários em casa para melhorar sua saúde, aliviar sintomas de sedentarismo e modelar o seu corpo, é muito importante que você siga essas dicas abaixo.
Quais são exercício funcional para fazer em casa?
- Pular corda
- Pular na cama elástica
- Ondulação com corda
- Halteres
- Swing unilateral
- Agachamentos
- Adbominais
- Prancha no chão
- TRX (exercício de resistência do corpo inteiro)