Muitas pessoas costumam ter rotinas rigorosas de skincare. No entanto, acabam priorizando o rosto e a área dos olhos e esquecendo de outras como pescoço e colo. Mas você sabia que esses são locais de extrema importância e que precisam de atenção? Uma das principais consequências de deixá-los de lado é o pescoço flácido.
Essa área fina e sensível do corpo é super delicada e requer inúmeros cuidados. Como ela costuma ser esquecida nos cuidados diários, acaba sofrendo as consequências desta indiferença.
Tudo influencia na flacidez do pescoço: poluição, clima, sol, e ressecamento. Dessa forma, começam a aparecer manchas, rugas e o envelhecimento da pele.
Quer saber como tratar o pescoço flácido? A gente te conta!
O que deixa o pescoço flácido?
Os principais motivos que podem deixar o pescoço flácido:
- A exposição ao sol, poluição, entre outros;
- A pele da região que é muito fina;
- Poucas glândulas sebáceas, causando desidratação e ressecamento;
- Redução da produção de colágeno, à partir dos 25 anos, o que faz com que a elasticidade reduza e a flacidez aumente;
- O fato de que o pescoço acaba sendo esquecido nos cuidados do dia a dia e na proteção solar;
- O chamado tech neck, ou “pescoço tecnológico”, que são as rugas causadas pelo fato de que as pessoas ficam com a cabeça abaixada olhando para o celular;
- A incidência da luz azul das telas que causam envelhecimento.
Mas existem diversas atitudes que você pode tomar para prevenir e tratar o pescoço flácido, conheça agora!
Como prevenir e tratar o pescoço flácido?
Fizemos uma listinha de ações que você pode tomar para lidar com a flacidez do pescoço.
No entanto, é importante saber que qualquer tratamento deve ser indicado por um profissional de dermatologia.
Inclua o pescoço na sua rotina de skincare
Todos os cuidados que você tem diariamente com o seu rosto, deve ter também com seu pescoço.
A limpeza, por exemplo, deve ser sempre com um sabonete específico para seu tipo de pele, bem como a aplicação do tônico também deve se estender para o pescoço.
Uma vez por semana, faça esfoliação na área para eliminar as células mortas. Além disso, o uso de máscaras de tratamento também pode ser semanal.
A hidratação e o uso de protetor solar também devem ser diárias.
Cuide da sua postura
A postura é fundamental para quem quer prevenir a flacidez do pescoço.
Não apenas cuidar na hora de olhar o celular como também fazer exercícios diários de alongamento.
Por conta disso, tentar utilizar o computador e o celular sempre na altura dos olhos, sem precisar baixar a cabeça, já que esse hábito pode deixar seu pescoço marcado.
Manter a coluna reta e evitar dormir de barriga para baixo, já que essa postura também aumenta a quantidade de linhas no colo.
Ginástica e massagem
Você já sabe que a massagem facial é benéfica na prevenção de rugas e flacidez. Então por que seria diferente com o pescoço?
Dessa forma, é fundamental fazer exercícios diários de alongamento, drenagem e massagem para pescoço flácido.
Esses exercícios podem ser orientados por um profissional de fisioterapia que vai indicar os mais adequados para o seu caso.
A massagem pode ser feita através de movimentos de pressão prolongada nos dois lados do pescoço. Além disso, pode ser potencializada com o uso de cremes especiais para esta área.
Uso de creme para pescoço flácido
Cremes à base de: ácido hialurônico, retinóico ou glicólico, DMAE, colágeno, vitaminas C e E são apenas alguns exemplos de produtos que favorecem o tratamento desta área.
Na Época Cosméticos você encontra diversos produtos feitos especialmente para o tratamento do pescoço enrugado, como:
Da marca francesa número 1 em tratamento, a Clarins, você tem duas opções. Primeiramente o creme anti-idade para pescoço e colo Extra-Firming Neck.
Ele minimiza visivelmente as rugas, a flacidez e as manchas escuras da pele relacionadas ao envelhecimento.
O outro produto é o Super Restorative Décolleté and Neck Concentrate, estimula a síntese de colágeno, minimizando as rugas, a aspereza, a despigmentação e a flacidez da pele.
Já a marca Guerlain, temos o Orchidée Impériale Colo e Pescoço. Foram mais de 15 anos de pesquisa para chegar nessa fórmula que suaviza e equilibra a pele.
Ele cria uma “segunda pele” de malha, um filme respirável com efeito lifting e suavização, que ajuda a refazer esta área delicada dia após dia.
Outra opção é o Crème pour le Cou da Sisley. Ele é uma emulsão fina, leitosa e não oleosa que penetra fundo combatendo o envelhecimento que causa a flacidez da área do pescoço.
Além disso, ele restaura a hidratação e o colágeno da região, firmando a pele e definindo os contornos, para um visual mais jovem.
E por último, a máscara para pescoço e colo Neck & Decollete Concentrate da marca La Mer.
Ele é um bálsamo intensivo que proporciona hidratação intensa. Composto pelo renovador de células Miracle Broth concentrado para ajudar a criar um colo mais jovem.
Alimentação
A alimentação adequada é fundamental para a manutenção não apenas do pescoço como do corpo todo.
Alimentos ricos em aminoácidos e colágeno como, por exemplo, os encontrados em carnes, ovos, grãos e frutas cítricas ajudam a combater a flacidez.
Além disso, alimentos antioxidantes como frutas, verduras e cereais também auxiliam a qualidade da pele.
Beber bastante água também é necessário pois elimina as toxinas e o inchaço do corpo e também do pescoço.
Cirurgia plástica
A cirurgia plástica como forma de tratar o pescoço flácido costuma ser o último recurso.
Ela também é conhecida como lifting e elimina rugas e excesso de gordura no rosto e pescoço, deixando a pele com aspecto mais jovem.
Existem também o lifting cervical, também conhecido como cervicoplastia, que é um procedimento onde são feitos cortes abaixo do queixo e atrás das orelhas para puxar a pele flácida.
Assim como os procedimentos que mencionamos, a cirurgia plástica só pode ser indicada por médicos cirurgiões especialistas.