Os benefícios de beber água com o estômago vazio são baseados em pesquisas científicas emergentes ou tangencialmente relacionadas. Esses benefícios incluem efeitos positivos para eliminar toxinas do corpo, aumentar a energia e a imunidade, reduzir o peso e aumentar o metabolismo, e prevenir dores de cabeça e pedras nos rins.
Além disso, auxilia na limpeza dos intestinos e melhora a saúde dos cabelos e da pele. Muitas pessoas relataram sentir-se melhor após adotarem o hábito de beber água com o estômago vazio, especialmente de manhã, quando o corpo está desidratado.
Embora os estudos específicos sobre os benefícios de beber água com o estômago vazio sejam limitados, existem pesquisas sobre os benefícios de beber água pela manhã, antes das refeições e antes do exercício, quando o estômago geralmente está vazio.
Recomenda-se geralmente beber entre 250 ml e 500 ml de água de manhã ou antes das refeições, com no máximo 1 litro por hora, pois este é o máximo que os rins podem processar. Os benefícios de se manter hidratado ao longo do dia também estão cientificamente estabelecidos e mostram que beber qualquer tipo de água potável é importante para manter a homeostase do corpo.
Esses são alguns dos principais benefícios de beber água com o estômago vazio:
1. Beber água com o estômago vazio elimina toxinas do corpo
Especialistas médicos afirmam que beber água com o estômago vazio ajuda a eliminar toxinas do corpo. Tomar água quando o estômago está vazio permite que o corpo desempenhe suas funções de maneira mais eficaz. Médicos do Pinnacle Care Internal Medicine, no Arizona, explicam que “ao beber água imediatamente após acordar, seu corpo está eliminando toxinas, o que inicia o movimento nos seus intestinos. A água também purifica o cólon, permitindo que o órgão absorva nutrientes de forma mais rápida naturalmente”.
O corpo possui seus próprios processos para eliminar toxinas – o fígado limpa o sistema alterando a natureza química de muitas toxinas, e os rins as filtram do sangue através da urina. Algumas toxinas podem ser facilmente removidas, mas outras requerem intervenção adicional. A presença de água melhora as funções do fígado e dos rins para ajudar a diluir as toxinas na corrente sanguínea, facilitando a expulsão do material de resíduos do corpo.
Por isso, o Dr. Steven Guest, especialista em rins da Kaiser Permanente, afirma que “Seus rins fazem um trabalho incrível de limpeza e desintoxicação do seu corpo, desde que a sua ingestão de líquidos seja adequada”. A Arthritis Foundation concorda, dizendo que “se houver um elixir mágico que você pode beber, é água. A hidratação é vital para eliminar as toxinas do seu corpo, o que pode ajudar a combater a inflamação”.
2.Beber água com o estômago vazio aumenta a energia
Beber água é fundamental para manter os níveis de energia. Isso se torna ainda mais importante quando você está com o estômago vazio após dormir ou após períodos prolongados sem água. Nathalie Pross, Cientista Clínica Principal da Hoffmann-La Roche em Basel, Suíça, corroborou a afirmação de que a desidratação tem efeitos prejudiciais no humor e no desempenho em um estudo de 2014. Ela descobriu que a cognição tende a ser prejudicada quando você está desidratado. Isso é especialmente verdadeiro para idosos ou crianças em comparação com adultos jovens e saudáveis, que podem ter recursos maiores e mais eficientes.
Da mesma forma, um estudo de 2019 realizado com estudantes universitários do sexo masculino em Cangzhou, China, descobriu que os participantes apresentaram pior desempenho em testes cognitivos e exibiram maior perturbação de humor quando desidratados, e que esses efeitos tendiam a diminuir após serem autorizados a se reidratarem.
Resultados semelhantes foram observados em um estudo intitulado “É Seguro Fazer Jejum Apenas com Água?”, realizado por Ewa Ogłodek, MD, e pelo Professor Wiesław Pilis, da Universidade Jan Dlugosz, na Polônia. O estudo analisou a eficácia do jejum apenas com água (WF), que é a cessação absoluta do consumo de alimentos enquanto se consome apenas água, ou seja, água é regularmente ingerida com o estômago vazio. O estudo acompanhou 12 homens de meia-idade que participaram do WF ao longo de 8 dias e observou um aumento significativo na concentração plasmática de β-HB. β-HB (β-hidroxibutirato) fornece energia para o cérebro.
Um aumento nos níveis de β-HB permite que o corpo tenha mais energia e ajuda a prevenir ou melhorar os sintomas de diversas doenças associadas à idade. O estudo observou que a osmolaridade plasmática foi relatada como significativamente diminuída após 8 dias de WF. Uma osmolaridade plasmática reduzida implica que as substâncias químicas estão mais diluídas no sangue e proporcionam ao corpo a energia necessária para desempenhar suas funções de forma eficiente.
3.Beber Água com o Estômago Vazio Limpa Seus Intestinos
“Água previne a constipação e ajuda nossos intestinos a expelirem resíduos”, segundo o especialista em medicina interna Dr. Jasvinder Anand do Hospital Medanta Medicity, na Índia. A água atua como lubrificante para o cólon, e a falta dela pode desencadear doenças digestivas. Beber água com o estômago vazio é uma maneira de ajudar a prevenir tais doenças.
A desidratação é uma das causas mais comuns de constipação crônica, de acordo com um artigo de 2006 revisado por Minesh Khatri, MD. O sistema digestivo precisa de água para manter o movimento dos resíduos alimentares através dele. Se você não tiver água suficiente em seu corpo, o intestino grosso absorve água dos resíduos alimentares, o que resulta em fezes duras e de difícil eliminação.
Isso foi corroborado por um estudo de 2005 com 898 crianças, realizado por A. Comas Vives et al. no Departamento Médico Solvay Pharma em Barcelona. De acordo com os resultados, 73,4% das crianças com constipação intestinal tinham uma ingestão de líquidos inferior a 4 copos por dia, em comparação com apenas 47,1% sem constipação.
4.Beber água com o estômago vazio ajuda na redução de peso
A ciência respalda a afirmação de que beber água com o estômago vazio ajuda na redução de peso. Isso ocorre porque a água tem um efeito de saciedade, já que ocupa espaço no estômago. Isso pode fazer com que você limite a ingestão de alimentos que, de outra forma, contribuiriam para o ganho de peso indesejado.
De acordo com um estudo de 2008 liderado por Brenda M. Davy e sua equipe do Departamento de Nutrição Humana, Alimentos e Exercício da Virginia Tech, consumir aproximadamente 500 ml (2 copos) de água 30 minutos antes de uma refeição, com o estômago vazio, reduz a ingestão de calorias da refeição em aproximadamente 60 a 74 kcal em adultos. Os especialistas observaram um grupo de 24 adultos com sobrepeso e concluíram que os adultos que bebiam água com o estômago vazio consumiam 13% menos alimentos do que os adultos que não bebiam líquidos antes de comer.
Resultados semelhantes foram observados em um estudo de 2016 realizado por Robert A. Corney e seus colegas na Escola de Esporte, Exercício e Ciências da Saúde da Universidade de Loughborough, no Reino Unido. Participantes que beberam dois copos de água imediatamente antes de uma refeição consumiram 22% menos do que aqueles que não beberam água antes de comer.
A temperatura da água desempenha um papel significativo. Há alegações de que beber água fria com o estômago vazio impulsiona o metabolismo. Clive Brown e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Fribourg, na Suíça, conduziram um estudo em 2006 que observou que beber água fria a 37°F (3°C) causou um aumento de 5% no número de calorias queimadas.
Isso é apoiado por outro estudo intitulado “Termogênese Induzida pela Água”, liderado por Michael Boschmann e sua equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Charité da Universidade Humboldt, que descobriu que beber água fria teve um maior efeito no aumento do gasto energético metabólico do que beber água aquecida até aproximadamente a temperatura corporal.
5.Beber água com o estômago vazio acelera o seu metabolismo
Há evidências científicas claras que indicam que beber água com o estômago vazio acelera o seu metabolismo. De acordo com um estudo de 2003 realizado por Michael Boschmann e outros pesquisadores da Faculdade de Medicina da Charité da Universidade Humboldt, beber 500 ml de água aumentou a taxa metabólica em 30%. O estudo acompanhou 14 adultos (7 homens e 7 mulheres) e concluiu que o aumento ocorreu dentro de 10 minutos e atingiu o máximo após 30-40 minutos. O estudo continua observando que beber 2 litros de água por dia aumentaria o gasto energético em aproximadamente 400 kJ.
Beber água parece estimular a termogênese ou produção de calor, de acordo com um estudo científico sobre os hábitos de consumo de água intitulado “Sim, Beber Mais Água Pode Ajudá-lo a Perder Peso”, publicado sob o guarda-chuva da Universidade Johns Hopkins. O corpo precisa gastar energia para aquecer o líquido até a temperatura corporal, e quanto mais energia o corpo gasta, mais rápido é o seu metabolismo (o processo pelo qual o corpo converte o que você come e bebe em energia).
Profissionais de saúde apoiam a afirmação de que beber água auxilia o seu metabolismo. Alissa Rumsey, uma nutricionista registrada com a Academia de Nutrição e Dietética, disse que beber água regularmente “garante que o seu metabolismo esteja funcionando de forma ideal”.
6.Beber água com o estômago vazio promove cabelos saudáveis
Embora não haja evidências que mostrem uma correlação específica entre beber água com o estômago vazio e a saúde capilar, o consumo adequado de água, em geral, faz isso. De acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA, a água contém minerais como ferro, zinco, cobre e cálcio que são necessários para manter a saúde do cabelo.
O cobre pode afetar a pigmentação do seu cabelo e sua deficiência pode causar anormalidades capilares. O cálcio mantém seu cabelo saudável e brilhante. Uma deficiência de ferro ou zinco pode causar queda de cabelo temporária, enquanto a suplementação pode estimular o crescimento do cabelo.
A qualidade da água consumida afeta a qualidade do cabelo, de acordo com um estudo de J. Lu e F. Yuan da Universidade Ártica da Noruega. Beber água é a principal fonte dos elementos traço necessários para a saúde do cabelo e a hidratação é essencial para melhorar a saúde do cabelo, independentemente do momento.
O Centro Nacional de Informações em Biotecnologia dos EUA descobriu que a água local fornece até 4,9% da exigência diária de cobre, até 15% do zinco e até 3,3% do ferro necessários para um adulto de 70 kg.
7.Beber água com o estômago vazio fortalece o sistema imunológico
Pesquisas científicas apoiam a afirmação de que beber água com o estômago vazio fortalece o sistema imunológico, melhorando várias funções do corpo. Em um estudo conduzido por Gohar Sedaghat et al. no Departamento de Nutrição da Universidade de Zahedan, no Irã, 40 pacientes com Diabetes Tipo 2 receberam água com o estômago vazio. Ao final de 8 semanas, os sujeitos apresentaram menor IMC, circunferência da cintura e maior perda de peso, bem como níveis mais baixos de açúcar no sangue em jejum.
Além disso, beber água com o estômago vazio causou uma redução nos níveis de colesterol (LDL-C), triglicerídeos e copeptina. Níveis elevados de triglicerídeos causam espessamento da parede arterial e aumentam as chances de doenças cardíacas, enquanto níveis elevados de copeptina aumentam o risco de doenças renais crônicas.
Em outro estudo de 2020, Yumi Nakamura, do Suntory Global Innovation Center em Kyoto, Japão, colaborou com colegas de diferentes centros de pesquisa para realizar um ensaio clínico randomizado envolvendo 24 homens japoneses saudáveis e 31 mulheres japonesas saudáveis por 12 semanas. Os participantes foram solicitados a beber 550 ml (2 copos) de água além da ingestão habitual de líquidos dentro de 2 horas após acordar, e 550 ml de água 2 horas antes de dormir.
O estudo utilizou urina, saliva e sangue como biomarcadores e chegou à conclusão de que esse padrão de suplementação de água mostrou inúmeros benefícios à saúde que impactam positivamente a imunidade do corpo. Estes incluem aumento da temperatura corporal, redução do nitrogênio ureico no sangue, diluição de materiais residuais no sangue e melhora da função renal. A pressão arterial sistólica também diminuiu em média de 123,8 para 117,4.
De acordo com um estudo intitulado “Alterações nos Componentes Sanguíneos Causadas pela Ingestão de Água”, de Hyun-Kyung Kim, Soo-Hwan Kim e Jae-Ki Ryu, da Universidade de Gimcheon, na Coreia, a ingestão constante e suficiente de água (que inclui pela manhã e em outros momentos em que o estômago está vazio) contribui para aliviar a anemia aumentando a hemoglobina.
Além disso, pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares ao diminuir a ativação plaquetária e as concentrações de proteína C-reativa de alta sensibilidade (PCR-as). A PCR-as é usada para avaliar o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a ingestão constante de água pode melhorar a função imunológica aumentando a concentração dos componentes da imunidade.
8.Beber água com o estômago vazio previne cálculos renais
Beber água é essencial para prevenir cálculos renais. As diretrizes da Associação Europeia de Urologia sugerem que a ingestão diária de líquidos que resulte em pelo menos 2,5 litros de urina por dia pode proteger contra cálculos renais, pois a desidratação crônica pode resultar em cálculos renais. Apesar dos conhecidos efeitos positivos da alta ingestão de líquidos, até o momento há apenas uma pequena quantidade de pesquisas sobre os benefícios do momento específico de beber água.
Uma possível evidência vem de um estudo conduzido por Gohar Sedaghat et al. no Departamento de Nutrição da Universidade de Zahedan, no Irã. 40 pacientes com diabetes tipo 2 receberam água com o estômago vazio e, ao final de 8 semanas, os pacientes apresentaram uma diminuição nos níveis de copeptina. Níveis elevados de copeptina são indicativos de doenças renais crônicas.
9.Beber água com o estômago vazio melhora a pele
A pele é composta por 70-75% de água e acredita-se que beber água melhore a qualidade da pele independentemente do momento em que se bebe. Embora ainda não tenham sido realizados estudos sobre se o momento de beber água importa para a saúde da pele, o Dr. Steven Deliduka, dermatologista certificado pela American Board of Dermatology, afirma que “Sem uma ingestão adequada de água, a pele parece mais opaca. Níveis adequados de hidratação ajudam a pele a ficar mais firme e melhoram sua elasticidade, o que significa que é menos propensa a rachaduras, irritações e manchas.”
Um estudo de 2007 publicado no International Journal of Cosmetic Science analisou os efeitos da ingestão de água a longo prazo na saúde da pele. O estudo descobriu que beber 2,25 litros (9,5 copos) de água todos os dias por quatro semanas teve um impacto significativo na densidade e espessura da pele.
Os benefícios para a saúde de beber água pela manhã e antes das refeições já tornam benéfico beber nesses momentos, quando o estômago está vazio. Portanto, a saúde da pele é um benefício adicional, mesmo que ainda não haja dados mostrando se o momento tem um benefício específico adicional.
10.Beber água com o estômago vazio previne dores de cabeça
As dores de cabeça estão fortemente relacionadas à desidratação e beber água pode ajudar a preveni-las.
Faezeh Khorsha et al. do Departamento de Nutrição Comunitária da Universidade de Teerã pesquisaram a associação entre desidratação e dores de cabeça, trabalhando com 256 mulheres (18-45 anos) por 30 dias. Os resultados de seu estudo mostraram que a gravidade da incapacidade causada pela enxaqueca, a gravidade da dor, a frequência das dores de cabeça e a duração das dores de cabeça foram significativamente menores naqueles que consumiram mais água.
A medicina ayurvédica também ensina que a água ajuda com as dores de cabeça. Segundo o Dr. L.A Dongarwar, que tem mais de 35 anos de experiência em Ayurveda, a desidratação é uma das principais causas de dores de cabeça, pois as células precisam de água para funcionar adequadamente. Beber água, especialmente com o estômago vazio, fornece às células a hidratação tão necessária, prevenindo assim as dores de cabeça.
Não há pesquisas sobre se beber água com o estômago vazio tem efeitos positivos adicionais em relação a qualquer outro momento, mas como beber com o estômago vazio pela manhã e antes das refeições é benéfico, a prevenção de dores de cabeça é um bônus adicional.
Quais São Algumas Coisas a Saber Sobre Beber Água com o Estômago Vazio?
Algumas coisas a saber sobre beber água com o estômago vazio são que as mulheres grávidas não devem fazer isso porque a ingestão regular de alimentos é importante, e que não se deve beber em excesso apesar da fome ou sede causadas por um estômago vazio.
Segundo o Folheto Informativo sobre Náuseas e Vômitos na Gravidez do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, as mulheres grávidas devem comer com frequência precisamente para evitar que o estômago fique vazio e para evitar a baixa de açúcar no sangue. Eles recomendam refeições e lanches regulares, comendo pelo menos seis vezes ao dia, mesmo que estejam nauseadas ou vomitando. Beber líquidos não cafeinados consistentemente junto com a alimentação é muito importante, com uma recomendação de 1,5 a 2,5 litros por dia. Alimentos e líquidos estão interligados durante a gravidez, então beber água com o estômago vazio não deve ocorrer.
Embora um estômago vazio possa significar um apetite mais elevado do que o normal, os rins ainda podem processar apenas cerca de 0,8 a 1 litro por hora. E embora beber água possa ajudar a reduzir a ingestão de calorias para auxiliar na perda de peso, beber água em excesso, de forma que você não sinta fome o suficiente para comer uma refeição equilibrada com nutrientes suficientes, não é uma boa ideia. Beber uma quantidade modesta de água e depois seguir com uma refeição saudável é o ideal.
Quanta Água Você Deve Beber com o Estômago Vazio?
Você deve beber entre 250 – 500 ml (1,5-3 copos) com o estômago vazio. Essa sugestão é baseada em um estudo de Emily L Van Walleghen et al. no Departamento de Nutrição Humana, da Virgínia, no qual os pacientes consumiram 250-500 ml de água com o estômago vazio para examinar os efeitos nos padrões alimentares. Na ausência de um consenso científico conclusivo sobre a quantidade ideal de água que se deve consumir em um dia, isso pode ser considerado um limite seguro.
O Dr. Parmeshwar Arora, que é consultor sênior no Hospital Sir Gangaram em Delhi, na Índia, recomenda beber 250 ml (1,5 copos) de água morna especificamente pela manhã com o estômago vazio. Ele também recomenda beber água lentamente e mantê-la na boca por 5-10 segundos antes de engolir.
Independentemente da quantidade escolhida, não se deve beber mais do que 0,8 – 1 litro por hora com o estômago vazio. Um estudo de junho de 2013 no Annals of Pediatric Endocrinology and Metabolism afirma que esta é a quantidade máxima que um rim com funcionamento normal pode processar.
Os seres humanos experimentam dores de estômago ou náuseas ao beberem água em excesso com o estômago vazio. De acordo com um artigo intitulado “Hiponatremia (Baixo Nível de Sódio no Sangue)” pelo Dr. James L. Lewis, do Brookwood Baptist Health em Birmingham, Alabama, beber água em excesso pode levar a uma sobrecarga de líquidos e desequilíbrio no corpo. Isso perturba o equilíbrio de sódio e eletrólitos, o que pode levar a náuseas, vômitos, cãibras e fadiga. Se você sentir náuseas ou vomitar após beber água com o estômago vazio, pode ser porque esse equilíbrio foi perturbado. Pare de beber água e os sintomas devem diminuir em breve.
Qual é o Melhor Momento para Beber Água com o Estômago Vazio?
O melhor momento para beber água com o estômago vazio é de manhã, antes de uma refeição e antes do exercício, dependendo do resultado esperado.
As seis a oito horas de sono recomendadas durante a noite são um período longo sem qualquer consumo de água. Sarah Krieger, nutricionista registrada da Flórida, afirma que isso ocorre porque “você não bebe enquanto está dormindo e acorda já desidratado. Ter água pode te levar de volta ao seu nível básico”.
A Dra. Maria Peña, especialista em medicina da obesidade no Hospital Mount Sinai, em Nova York, diz que beber água de manhã é bom para a saúde geral. O corpo pode ficar relativamente desidratado durante a noite, e “Ao se hidratar mais, você está eliminando bactérias ruins do seu sistema, e permite que as boas bactérias em seu intestino cresçam”.
Melissa Mitri, nutricionista registrada e proprietária da Melissa Mitri Nutrition LLC em Milford, Connecticut, recomenda beber água antes de uma refeição. “Beber um copo de água antes de uma refeição pode ajudá-lo a se sentir mais cheio e ajudar a prevenir excessos.”
Excertos também recomendam beber água antes, durante e após o exercício. Um estudo de novembro de 2019 de Lewis J. James et al. do National Centre for Sport and Exercise Medicine na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, mostra que iniciar uma corrida desidratado, mesmo que seja uma pequena quantidade, pode diminuir o desempenho. Mitri recomenda beber um copo de água cerca de 30 minutos antes e depois beber durante o exercício.
Que tipo de água você deve beber com o estômago vazio?
O tipo de água que você deve beber com o estômago vazio é qualquer tipo de água potável que você mais preferir. Isso inclui água da torneira, água mineral, água de nascente, água de osmose reversa, água artesiana, água destilada, água de poço, água de neblina, água da chuva e todos os tipos de água ártica, incluindo água de iceberg. “Potável” é a palavra-chave aqui, pois, dependendo da fonte específica da água, você pode precisar filtrá-la ou ferver primeiro para garantir que seja segura.
Assumindo que a água seja potável, embora todos os tipos sejam benéficos, os tipos mais saudáveis tendem a ser as águas minerais por causa dos compostos saudáveis que entregam ao corpo. Do ponto de vista da pureza em relação à poluição, a água de iceberg tende a ser uma das fontes naturais mais protegidas. Água destilada e água de osmose reversa tiveram poluentes completamente removidos através de processamento artificial, mas também tiveram elementos traço saudáveis removidos.
Em média, se a água é entregue via torneira ou garrafa não é a questão relevante do ponto de vista de segurança ou sabor, como foi apontado em um estudo de 2011 por Zhihua Hu, et al. da Universidade Estadual de Iowa, citando pesquisas científicas que mostram pouca diferença entre água da torneira e engarrafada nessas métricas.
Você pode adicionar diferentes sabores e ingredientes para a variedade. Adicione o suco de meio limão a um copo de água morna, em seguida, adicione um pouco de canela e 1 colher de chá de mel. Esta bebida trará sabor à sua água, o manterá aquecido durante o tempo frio e trará benefícios à saúde do mel e do limão. Adicionar frutas, gengibre ou pepino ao copo são outras opções de sabor populares e saudáveis.
Beber Água com Limão com o Estômago Vazio é Prejudicial?
Beber água com limão com o estômago vazio não é prejudicial, embora existam algumas circunstâncias específicas de saúde, como refluxo ácido, que podem exigir moderação.
De acordo com um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, um limão tem até 31mg de vitamina C, o que pode suprir até 51% da necessidade diária de vitamina C do corpo. Especialistas do Instituto Edison de Nutrição recomendam beber água com limão com o estômago vazio. A melhor maneira, segundo eles, é adicionar metade de um limão espremido em 8 onças de água fria, morna ou quente. Outros recomendam concentrações ligeiramente mais baixas ou mais altas de limão na água.
No entanto, para aqueles suscetíveis a azia, a nutricionista registrada Lauren O’Connor nos lembra que “Os limões são naturalmente ácidos, com um pH entre 2 e 3. Isso é uma má notícia para os que sofrem de refluxo ácido porque alimentos ácidos desencadeiam azia e podem irritar uma garganta já inflamada (um sintoma de Refluxo Silencioso)”.
Note que isso não significa que os limões sejam ruins para a saúde geral do corpo devido à sua natureza ácida. O estômago já é um ambiente altamente ácido para quebrar os alimentos, não importa quão alcalino seja. Mas se você tiver uma garganta inflamada, o suco de limão pode causar irritação antes de chegar ao estômago.
Os benefícios da água de limão não estão especificamente ligados a beber com o estômago vazio. “Se você gosta do sabor da água de limão em comparação com a água pura, então esta seria uma boa maneira de beber mais água”, diz Vandana Sheth, RDN, CDE, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.
Qual é o efeito de beber água de cúrcuma com o estômago vazio?
Os efeitos de beber água de cúrcuma com o estômago vazio incluem benefícios para a saúde anti-inflamatórios, antidiabéticos e antioxidantes.
A cúrcuma é há muito reconhecida por suas propriedades medicinais, pois é a principal fonte de curcumina. De acordo com um estudo de 2011 de Susan J Hewlings et al. do Departamento de Nutrição da Universidade Central de Michigan, a curcumina tem propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas e antioxidantes. Também pode ajudar no controle da inflamação induzida pelo exercício e dores musculares.
No entanto, o corpo não absorve bem a curcumina da cúrcuma e a maioria dos estudos que investigaram os efeitos da cúrcuma e da curcumina usaram suplementos em doses altas, não a cúrcuma em água como chá.
A nutricionista indiana e autora Munmun Ganeriwal recomenda beber chá de cúrcuma por vários benefícios. “A cúrcuma não é apenas benéfica, mas também perfeita para os resfriados comuns entre as estações. Ela tem seu próprio sabor distintivo. Já provou aliviar os sintomas da artrite e ajuda na prevenção do câncer.” Ela recomenda adicionar um pouco de pimenta-do-reino ao chá de cúrcuma, pois os componentes da pimenta ajudam na melhor absorção da curcumina.
Você pode adicionar as seguintes especiarias para dar um sabor melhor ao seu chá de cúrcuma:
- Anis
- Noz-moscada
- Cardamomo
- Manjericão
- Gengibre
- Canela