A água destilada passa por um processo de purificação no qual é fervida até se transformar em vapor, deixando para trás contaminantes e minerais, e então é resfriada e condensada de volta ao estado líquido.
É adequada para consumo, esterilização médica e processos industriais onde a acumulação de minerais deve ser evitada. No entanto, devido à ausência de minerais ou gases dissolvidos, a água destilada tem um sabor neutro, quase clínico, que pode não agradar a todos.
Devido à falta de minerais benéficos, como cálcio, magnésio ou potássio, a água destilada não fornece esses benefícios ao corpo. Uma vez que a maioria dos minerais é obtida a partir dos alimentos, o consumo de água destilada por si só não é problemático, embora não ofereça os benefícios geralmente associados à água da torneira, purificada ou mineral.
Existem preocupações em relação ao consumo regular de água destilada, como o aumento da produção de urina ou a diluição de eletrólitos no corpo.
Embora não haja um consenso científico sobre esses pontos, optar por água com algum teor mineral para consumo diário parece ser uma escolha prudente para mitigar quaisquer preocupações potenciais.
O que é Água Destilada?
A água destilada é água purificada pelo processo de fervura e reconversão do vapor em líquido. Ao ferver a água, impurezas, minerais (tanto prejudiciais quanto benéficos), contaminantes biológicos e gases dissolvidos são deixados para trás e removidos da água finalizada. Algumas impurezas com ponto de ebulição igual ou superior ao da água podem não ser removidas pelo processo.
A água destilada é feita elevando-se a temperatura da água até o ponto de ebulição, permitindo que o vapor se eleve e depois reconverter-se em líquido em uma câmara de resfriamento.
A destilação é uma das formas mais eficazes de purificação de água, criando um líquido excelente para usos industriais, médicos e outros que requerem água extremamente pura e não mineralizada.
A destilação é uma das formas mais antigas de purificação de água. Foi usada para dessalinizar a água do mar já no terceiro século d.C. por Alexandre de Afrodisias, de acordo com um relatório do historiador da ciência F. Sherwood Taylor no Annals of Science.
Como a Água Destilada é Produzida?
A água destilada é produzida fervendo a água de origem, resfriando-a e coletando o vapor. Existem três principais métodos de destilação da água.
Destilação simples. A forma mais básica de destilação é ferver a água de origem a 100 °C, deixar o vapor subir para uma câmara separada, tubo ou bobinas de condensação onde ele se resfria, e depois coletar a água pura conforme ela se condensa.
Destilação flash em múltiplos estágios (MSF). Neste processo, o líquido é colocado sob alta pressão. Isso diminui o ponto de ebulição até a temperatura ambiente, transformando-o em vapor sem aquecê-lo. O vapor é então passado para uma câmara de pressão mais baixa onde se reconverte em líquido.
Destilação fracionada. As etapas de aquecimento, evaporação e condensação são repetidas em diferentes temperaturas. Raramente há necessidade de fazer isso com água, já que ela possui um único ponto de ebulição, mas o processo é usado no refino de petróleo, já que diferentes produtos têm diferentes pontos de ebulição.
É Seguro Beber Água Destilada?
De acordo com as diretrizes de 1980 da Organização Mundial da Saúde (OMS), é seguro beber água destilada. Embora segura para o consumo, a água destilada pode apresentar características de sabor negativas e não contém minerais saudáveis. O mesmo relatório menciona que a água destilada é relatada como menos satisfatória para saciar a sede e, embora isso não seja considerado prejudicial, características organolépticas pobres e insatisfatórias podem afetar a quantidade de água consumida.
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o processo de destilação é muito eficaz na remoção de protozoários (como cryptosporidium ou giardia), bactérias (como campylobacter, salmonella, shigella, E. coli) e vírus (incluindo entérico, hepatite A, norovírus e rotavírus). A destilação também remove contaminantes químicos, incluindo arsênio, bário, cádmio, cromo, chumbo, nitrato, sódio, sulfato e muitos produtos químicos orgânicos, de acordo com o CDC.
Juntamente com contaminantes e bactérias, a destilação também remove minerais benéficos para o corpo. Com base nisso, pode-se deduzir que beber água destilada é seguro, mas não necessariamente mais saudável do que a maioria dos outros tipos de água potável limpa.
Para aqueles que se perguntam “é seguro beber água destilada?”, uma boa resposta vem de Frank N. Hepburn, Chefe da Divisão de Pesquisa de Dados Nutricionais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. “Não há nada na água destilada que a torne prejudicial para o corpo. Pode ser útil lembrar que a água destilada é a única disponível para as tripulações dos navios da Marinha no mar.”
Para que a Água Destilada é Usada?
A água destilada é usada para esterilizar equipamentos médicos, baterias de chumbo-ácido, sistemas de refrigeração automotiva e outros dispositivos onde o acúmulo de minerais causaria danos. A ausência de outros minerais e contaminantes a torna ideal para uso em produtos para a pele, produtos enlatados e limpeza de equipamentos de laboratório.
Para uso cosmético: A maioria dos produtos cosméticos contém água que precisa estar livre de micróbios, toxinas e poluentes, tornando a água destilada a melhor escolha.
Em baterias de chumbo-ácido e sistemas de refrigeração automotiva: A água destilada é adequada para uso em dispositivos onde depósitos minerais poderiam causar corrosão e acúmulo que interfere nas operações. Isso inclui baterias de chumbo-ácido e sistemas de refrigeração automotiva, bem como muitos tipos de equipamentos industriais.
Usos médicos: O alto nível de pureza da água destilada a torna ideal para esterilizar instrumentos médicos, pois não deixa resíduos ou depósitos. É usada por cirurgiões para esterilizar e prevenir infecções e contaminações cruzadas, e por profissionais de emergência para limpar ferimentos. Dentistas usam água destilada para enxaguar a boca e remover bactérias. A água destilada também é preferida em máquinas de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP), pois evita a proliferação de bactérias.
Na indústria alimentícia: A água destilada é usada no processo de enlatamento para garantir que o sabor dos alimentos permaneça o mesmo. Sais e minerais em tipos de água não destilada podem alterar os sabores.
Em Aquários e Tanques de Peixes: A água da torneira contém minerais e produtos químicos que podem ser prejudiciais aos peixes em um aquário. A água destilada serve como uma forma neutra de água cujas qualidades, como pH ou salinidade, podem ser ajustadas às necessidades da vida aquática mantida.
Quais São os Benefícios da Água Destilada?
Os benefícios da água destilada incluem fornecer uma pureza adicional para pessoas com sistemas imunológicos comprometidos e possível assistência em cirurgias bem-sucedidas para alguns tipos de câncer.
Pessoas imunocomprometidas são mais suscetíveis a problemas de saúde causados por contaminantes químicos. Pessoas com câncer em tratamento de quimioterapia, pacientes transplantados, pessoas com HIV/AIDS ou outros distúrbios do sistema imunológico, além de alguns idosos e bebês, podem estar particularmente em risco de infecções. Comparada às fontes de água municipais, a água destilada é menos propensa a conter os tipos de contaminantes que poderiam colocar pessoas imunocomprometidas com câncer em risco.
A água destilada, quando manipulada corretamente, não contém contaminantes biológicos, como o parasita cryptosporidium, que são mais perigosos para os imunocomprometidos. De acordo com um relatório de 2013 de Kerri A. Thom, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Maryland, beber água estéril (incluindo água destilada) é benéfico para a saúde de pacientes de alto risco, pois protege contra infecções transmitidas pela água.
Beber água destilada pode ajudar em certas cirurgias de câncer. Um estudo de 2004 do Departamento de Cirurgia Colorretal do Hospital West Suffolk, no Reino Unido, examinou se a utilização de água destilada em vez de sanitizantes durante a cirurgia de câncer colorretal poderia ajudar a destruir células cancerígenas. Eles descobriram que a água destilada em culturas de laboratório tem propriedades tumoricidas eficazes, embora as metodologias cirúrgicas atuais sejam inadequadas e precisem ser alteradas para proporcionar uma exposição mais longa das células à água destilada.
Quais São os Riscos do Uso de Água Destilada?
Os riscos do uso de água destilada incluem a redução da ingestão de minerais saudáveis na dieta, a diluição de eletrólitos no corpo e o aumento da produção de urina, o que poderia causar problemas de desidratação. Os principais riscos de beber água destilada não são problemas causados pela água destilada como substância, mas simplesmente pela ausência de minerais positivos.
As Diretrizes da OMS para a Qualidade da Água Potável não se posicionam sobre os riscos do consumo de água destilada. No entanto, uma pesquisa de 2004 para as diretrizes por Frantisek Kozisek identificou alguns riscos potenciais.
Experimentos revisados no estudo da OMS indicaram que o consumo de água destilada pura levou a um aumento da produção de urina ou diurese em cerca de 20% em média. Isso poderia levar a problemas de desidratação.
A ausência de minerais importantes na água destilada (íons de sódio, potássio, cloreto, cálcio e magnésio) levou à diluição dos eletrólitos dissolvidos na água do corpo. O intestino requer esses minerais e os retira das reservas do corpo. Isso causa uma redistribuição inadequada da água do corpo entre os compartimentos, o que pode comprometer a função de órgãos vitais. Os sintomas no início dessa condição podem incluir exaustão, fraqueza e dor de cabeça e podem se agravar para cãibras musculares e ritmo cardíaco prejudicado.
A falta de minerais na água destilada é a principal causa de seus riscos para a saúde. No entanto, a água não é a principal fonte de minerais, como ferro, magnésio e potássio, no corpo. A Associação de Qualidade da Água afirma que “as quantidades de minerais encontradas na água são insignificantes quando comparadas às encontradas nos alimentos que comemos. Como a água da torneira varia substancialmente na quantidade e proporção de conteúdo mineral, a fonte mais confiável desses nutrientes minerais essenciais vem de uma dieta diária normal composta de peixes, carne e vegetais.”
Quais São as Coisas a se considerar antes de Beber Água Destilada?
As principais coisas a considerar antes de beber água destilada são suas preferências de sabor e se você tem minerais saudáveis o suficiente em sua dieta.
Os TDS (sólidos totais dissolvidos) são a quantidade de minerais dissolvidos na água e são um dos fatores mais significativos que conferem sabor à água. Os TDS da água destilada podem ser tão baixos quanto 1-2 ppm (partes por milhão). Isso e o fato de que a destilação remove gases dissolvidos, como oxigênio, dão à água destilada um sabor plano de “laboratório”. Muitas pessoas acham esse sabor indesejável, mas é uma questão de preferência pessoal.
Vale ressaltar que, como outras águas com TDS super baixos, como água de iceberg e água da chuva, retêm gases atmosféricos, elas têm um sabor leve e fresco muito diferente da água destilada.
Se sua ingestão regular de alimentos estiver carente de minerais saudáveis como cálcio, magnésio e potássio, a água que não é destilada pode ser um suplemento útil. No entanto, a quantidade desses minerais e eletrólitos na maioria das águas da torneira e engarrafadas é mínima, então beber água destilada geralmente não terá um impacto significativo na ingestão total de minerais.
Lisa Richards, nutricionista e autora da Dieta Candida, recomenda incluir nutrientes adequados na dieta para equilibrar quaisquer impactos na saúde de beber água destilada, que é desprovida de cálcio, magnésio e outros elementos benéficos. “Quando eles (eletrólitos) estão ausentes em nossa principal fonte de hidratação, bem como em nossa dieta, corremos o risco de desidratação grave e desequilíbrios químicos que levam a problemas de saúde graves”, observou ela. Se você vai beber água destilada, obtenha suas porções diárias recomendadas de nutrição por meio de frutas e legumes.
Qual é o pH da Água Destilada?
O pH da água destilada varia de 5,8 a 7. A água destilada pura em um sistema selado tem um pH de 7, mas assim que é exposta ao ar, começa a absorver gases atmosféricos, incluindo CO2, e começa a se tornar ácida. Se houver algum elemento residual na água após a destilação, isso também pode alterar o pH.
Para uma definição de pH, a explicação mais simples é que o pH da água mede o grau de acidez ou basicidade (alcalinidade) dela, e é expresso em uma escala de 0 a 14. Água com um pH de 7 é neutra. Um pH inferior a 7 é ácido, com 0 o mais ácido. Mais de 7 é básico ou alcalino, com 14 o mais básico. Este gráfico mostra os níveis de pH de diferentes tipos de água potável.
O pH da água geralmente não tem impacto direto na saúde ou segurança, mas é um parâmetro importante que deve ser monitorado porque o pH afeta a maneira como a água interage com seu ambiente e, portanto, pode impactar a suscetibilidade da água a outras impurezas.
Exceto em níveis extremos muito além de qualquer água potável, o pH da água não tem prejuízos ou benefícios para a saúde humana. De acordo com o Manual Merck de Diagnóstico e Terapia, o corpo humano usa amortecedores para equilibrar o pH. Se uma pessoa consumir algo ácido, o sangue produzirá mais bicarbonato e menos dióxido de carbono para neutralizar a acidez. Da mesma forma, o sangue produzirá mais dióxido de carbono e menos bicarbonato se uma substância alcalina for consumida. Isso significa que a água alcalina não aumentará o nível de pH do corpo, a água ácida não o diminuirá e a água destilada não o equilibrará.
Quais Outros Tipos de Água São Semelhantes à Água Destilada?
Outros tipos de água semelhantes à água destilada são água desionizada, água por osmose reversa e água ártica de icebergs. Seguem as definições desses tipos de água.
Água Desionizada: A água de alimentação é processada em resinas de troca iônica que removem sais ionizados. A desionização pode remover 100% dos sais quando realizada em níveis ótimos, mas geralmente não remove substâncias orgânicas, vírus ou bactérias, exceto através da “captura acidental” na resina.
Água por Osmose Reversa (RO): A osmose reversa é um processo que utiliza uma membrana muito fina sob pressão para separar impurezas da água de alimentação. Assim como na destilação, também remove a maioria dos minerais, tanto benéficos quanto prejudiciais. O processo é energeticamente eficiente e opera em baixas temperaturas, tornando-se um dos métodos mais comuns para tratar água. Como a água é muito pura, ela é usada para diálise em hospitais, cosméticos e na fabricação de alguns medicamentos por fabricantes farmacêuticos.
Água Ártica de Icebergs: Existem poucas águas naturais com graus de pureza e níveis de minerais tão baixos quanto a água destilada, mas a água ártica de icebergs é uma das mais próximas. Por ser neve que foi preservada como gelo quase imediatamente após cair do céu há milhares de anos, ela é desprovida de poluentes modernos. Por não ter entrado em contato com nenhuma geologia do solo, possui um nível extremamente baixo de TDS. O pH tende para o lado baixo da faixa da água destilada porque a água de iceberg absorveu gases atmosféricos.
Qual é a Diferença entre Água Destilada e Água Ártica?
A principal diferença entre água destilada e água ártica é que a água destilada não possui minerais ou gases dissolvidos, como oxigênio e CO2, enquanto as águas árticas os possuem em graus variados.
Água ártica pode se referir à água de iceberg, como a Svalbarði, ou água do derretimento de geleiras, que pode ser encontrada em águas superficiais ou nascentes. A água de iceberg tem teor mineral muito baixo porque é neve preservada que nunca tocou o solo, mas possui gases dissolvidos desde quando caiu do céu. Isso significa que ela tem um sabor arejado e fresco em comparação com o sabor plano e de laboratório da água destilada.
A água do derretimento de geleiras em riachos ou outras águas superficiais absorve minerais do solo e gases da atmosfera. Também está exposta a possíveis contaminantes, químicos e biológicos, e, portanto, deve ser pelo menos minimamente purificada para garantir que seja segura para beber.
A água do derretimento de geleiras que se infiltra no lençol freático e emerge de uma nascente terá absorvido os minerais das camadas geológicas que atravessa, o que significa que pode ter um TDS baixo, médio ou alto, dependendo da geologia local. Presumindo que a região não esteja poluída, as camadas geológicas naturalmente filtram a água, de modo que geralmente emerge pura do solo.
Qual é a Diferença entre Água Destilada e Água Purificada?
A principal diferença entre água destilada e outros tipos de água purificada é que enquanto ambos não têm produtos químicos ou contaminantes, a água purificada ainda contém minerais, enquanto a água destilada remove quase todos eles. Tecnicamente, a água destilada é uma forma de água ultra purificada.
A EPA descreve a água purificada como água que foi filtrada ou processada mecanicamente para remover impurezas como bactérias, vírus, poluentes químicos e minerais prejudiciais como chumbo e cobre. Na maioria dos países desenvolvidos, incluindo Estados Unidos e Canadá, a água da torneira é purificada para garantir que seja segura para consumo.
Se você se perguntar se água destilada é a mesma que água purificada, você não está sozinho. Lisa Richards, nutricionista e autora da Dieta Candida, explica que “a água destilada é água purificada que teve tanto contaminantes quanto minerais removidos, enquanto a água purificada teve apenas os contaminantes removidos”. A ausência de minerais e gases dissolvidos dá à água destilada um sabor plano. A maioria das águas purificadas ainda tem minerais, o que lhe confere um sabor facilmente perceptível quando comparado à água destilada.